USO DE PODCAST NA PRÁTICA DE LEITURA DE UM CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO

Publicado em 29/09/2023 - ISBN: 978-65-5941-936-4

Título do Trabalho
USO DE PODCAST NA PRÁTICA DE LEITURA DE UM CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO
Autores
  • Geni Alberini
  • Stela Maris Britto Maziero
Modalidade
Resumo
Área temática
4. Experiências exitosas em Medidas Socioeducativas
Data de Publicação
29/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/686899-uso-de-podcast-na-pratica-de-leitura-de-um-centro-de-socioeducacao
ISBN
978-65-5941-936-4
Palavras-Chave
Socioeducação; leitura; adolescentes
Resumo
O presente resumo visa socializar práticas de leitura no CENSE Curitiba um Centro Provisório de Socioeducação de Curitiba, a partir de um projeto designado de Projeto Rodas de Leitura que servem de pano de fundo para que sejam abordados temas que de outra forma se tornariam difíceis de tratar com os socioeducandos, como drogadição, racismo, preconceito de gênero, gravidez na adolescência, entre outros. Nesse projeto foi utilizada a Metodologia Ativa PodCast para fazer sínteses das leituras realizadas pelos adolescentes. Com o objetivo de incentivar práticas que promovam o protagonismo dos adolescentes em relação ao aprendizado naquele Centro, os docentes procuraram introduzir Metodologias Ativas nas atividades pedagógicas, visando favorecer o diálogo e a construção do conhecimento de modo a ir além de erros e acertos tão comuns no ensino tradicional. As Metodologias ativas apontam para uma perspectiva de formação cidadã, pois facilitam e promovem o trabalho em equipe, há ênfase na parceria, na interação no qual o professor é o mediador da práxis pedagógica. Essa possibilidade vai ao encontro da proposta pedagógica do Centro de Socioeducação, cujo foco principal são os Direitos Humanos, pois há a perspectiva de preparar o jovem para a ressocialização e a inserção profissional. A metodologia ativa denominada PodCast é uma forma de conteúdo digital que permite a criação de conteúdo educacional em formato de áudio e foi utilizado como forma de sintetizar a leitura, os debates e as reflexões nos projetos a partir de leituras feitas pelos alunos. A principal vantagem do uso de PodCasts na socioeducação é que eles podem ser utilizados por outros professores e alunos, em outros contextos. Os professores podem gravar seus próprios PodCasts com informações específicas do conteúdo programático, de acordo com as necessidades da turma, da temática abordada em cada etapa do Projeto de Educação em Direitos Humanos e isso é especialmente útil nas aulas com temas inter e transdisciplinares que abordam assuntos como: gravidez na adolescência, paternidade responsável, dentre outros assuntos que permitam com que os socioeducandos possam se familiarizar com esses temas de forma mais natural. Torna-se importante frisar que o material produzido pelos alunos e professores só pode ser utilizado dentro do Centro de Socioeducação, não ficando disponível fora dos muros da instituição. Os projetos utilizando a Metodologia Ativa PodCast como estratégia de síntese das leituras realizadas pelos socioeducandos foram consideradas positivas, pois possibilitam uma aprendizagem significativa, já que traz a aprendizagem formal para um contexto bastante conhecido dos adolescentes que são as mídias digitais e, por essa razão os resultados vão além do que se pode chegar por meio do ensino tradicional.
Título do Evento
III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Título dos Anais do Evento
Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALBERINI, Geni; MAZIERO, Stela Maris Britto. USO DE PODCAST NA PRÁTICA DE LEITURA DE UM CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO.. In: Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo. Anais...Franca(SP) Universidade de Franca (UNIFRAN), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/686899-USO-DE-PODCAST-NA-PRATICA-DE-LEITURA-DE-UM-CENTRO-DE-SOCIOEDUCACAO. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes