STORYTTELING DIGITAL: METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA ARTE

Publicado em 29/09/2023 - ISBN: 978-65-5941-936-4

Título do Trabalho
STORYTTELING DIGITAL: METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA ARTE
Autores
  • Stela Maris Britto Maziero
  • Geni Alberini
Modalidade
Resumo
Área temática
3. Trabalhadores da Socioeducação
Data de Publicação
29/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/686873-storytteling-digital--metodologia-ativa-no-ensino-da-arte
ISBN
978-65-5941-936-4
Palavras-Chave
Socioeducação. Metodologias Ativas. Storytelling. Transdisciplinaridade. EJA.
Resumo
A presente prática visa socializar o Projeto A Trajetória da Arte e História pelos Povos Primitivos e Antiguidade Oriental no mundo de Escrita Pictórica, desenvolvido na disciplina de Arte, utilizando metodologias ativas no CENSE Curitiba, Centro de internação provisória e internação sanção de Curitiba. Esta prática visa promover uma abordagem inovadora e lúdica no ensino da disciplina de Arte utilizando recursos digitais e narrativas envolventes para despertar o interesse dos alunos e estimular a participação deles enquanto protagonistas do processo ensino-aprendizagem. O projeto teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência diferenciada de aprendizagem da História da Arte, e por isso, as aulas foram trabalhadas de forma inter e transdisciplinar com as disciplinas de História e Língua Portuguesa. Por meio do Storytteling digital, os estudantes se conectam de forma mais profunda com os conteúdos estudados, ampliando a compreensão e interesse em relação a estas disciplinas. A metodologia consistiu no desenvolvimento dos conteúdos de Arte Pré-Histórica, Egípcia, Mesopotâmica e Grega, compreendendo os povos primitivos e da antiguidade oriental, trabalhados interdisplinarmente de forma teórica, de forma prática, realizando atividades de fruição em diferentes suportes como desenho em lixa para representar a arte rupestre, falso pergaminho na arte Egípcia, placas de gesso entalhados representando os baixos-relevos mesopotâmicos e, papietagem para representar as cerâmicas gregas. Essas práticas eram fotografadas em seu desenvolvimento completo e compuseram um diário de atividades construídas na Plataforma Interativa Padlet, cruciais para o desenvolvimento das etapas seguintes. Além disso, utilizou-se recursos digitais como vídeos, imagens e outras plataformas interativas, aliados a uma narrativa envolvente. Para a continuidade e a conclusão do projeto, elaborou-se um roteiro baseado na técnica de storytteling (a jornada do herói) e para isso foi criado o personagem principal, batizado pelos socioeducandos de Dimenorius Chronos, para construir a narrativa a professora de Língua Portuguesa ministrou uma explanação sobre os elementos que a compõem instrumentalizando os educandos para a construção da Storytteling, antes que a mesma fosse transformada em mídia digital. Ao longo das aulas, intercalou-se momentos de exposição direta do conteúdo com atividades práticas, como jogos digitais, criação de projetos multimídia e discussões em grupo. Os resultados obtidos com a aplicação prática foram promissores devido ao maior interesse e motivação dos alunos sobre a História da Arte, da qual houve participação ativa das atividades propostas e o compartilhamento de suas descobertas e opiniões com os demais colegas. Percebeu-se um aumento na retenção dos conteúdos, e o favorecimento de fixação do conhecimento, bem como o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, O uso do Storytteling digital no ensino da Arte tem se mostrado capaz de transformar o modo como os socioeducandos se envolvem com o aprendizado da disciplina.
Título do Evento
III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Título dos Anais do Evento
Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAZIERO, Stela Maris Britto; ALBERINI, Geni. STORYTTELING DIGITAL: METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA ARTE.. In: Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo. Anais...Franca(SP) Universidade de Franca (UNIFRAN), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/686873-STORYTTELING-DIGITAL--METODOLOGIA-ATIVA-NO-ENSINO-DA-ARTE. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes