SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Publicado em 29/09/2023 - ISBN: 978-65-5941-936-4

Título do Trabalho
SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Autores
  • VANESSA KARLA SOUZA PESSOA
  • Profa. Dra. Débora Cristina Fonseca
  • Glaucio Aparecido da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
1. Políticas Públicas e Socioeducação
Data de Publicação
29/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/685265-sistema-socioeducativo--e-inclusao-educacional--um-dialogo-possivel
ISBN
978-65-5941-936-4
Palavras-Chave
socioeducação, política pública , intersetorialidade.
Resumo
A não inserção e a evasão escolar é uma problemática que envolve diretamente adolescentes e jovens autores de atos infracionais e que estão sob aplicação de medidas socioeducativas. Publicação do Instituto Alana, ano 2023, apresenta o panorama nacional da educação no contexto socioeducativo, cujo percentual da média de distorção idade/série chega a 82,3% e 84,9% nas medidas socioeducativas de semiliberdade e internação, respectivamente, quando a média nacional dos adolescentes é de 9,1% .Este contexto refletirá em dificuldades posteriores que os adolescentes enfrentarão; pois sem uma formação escolar mínima, terão dificuldades de se compreender como sujeitos livre, consciente, com participação ativa na construção de sua inserção social. A importância do investimento na educação como uma estratégia fundamental de afastamento de adolescentes e jovens da situação do conflito com a lei, resgate de sua identidade e exercício de sua formação política crítica, deve ser enfrentada com prioridade, uma vez que a Doutrina da Proteção Integral, sob a égide do princípio constitucional da Prioridade Absoluta, ainda não alcançou efetivamente as crianças e adolescentes brasileiros. A partir de revisões de literatura com base material, histórica e dialética em defesa da emancipação humana e com pressupostos éticos de concepção Freiriana, foi possível problematizar e identificar a existência de situações que inviabilizam toda e qualquer modalidade de educação. A proposta de socioeducação no que diz respeito a uma efetiva inclusão educacional junto aos operadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e a forma que as escolas têm acolhido e favorecido a permanência ou não desses adolescentes nos espaços educacionais, são questões para investigação. Meninos pardos, negros e estigmatizados como “marginais” e “aluno problema”, passam por processo de criminalização inclusive nas escolas. O efeito de políticas sociais efetivas na vida desses sujeitos, que valorizem processos educativos, são catalisadoras de mudanças, minimizando os efeitos de contextos de violências e vulnerabilidades. Destaca-se a importância da implementação do Sinase entre os entes federados para garantir o fortalecimento da política pública socioeducativa e assim enfrentar o desafio da intersetorialidade. Cabe examinar, identificar e interpretar as problemáticas envolvidas na manutenção dos dados de exclusão escolar, e de que forma os marcadores sociais de classe, gênero, cor e raça impactam na dificuldade de acesso e permanência desses adolescentes e jovens no processo de escolarização, assim como os limites e desafios da prática intersetorial na execução dos planos socioeducativos, especialmente junto às políticas de assistência social e educação para assim enfrentá-los. Esta é a proposta de projeto de dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos/SP, que investiga a inclusão educacional dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social.
Título do Evento
III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Título dos Anais do Evento
Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PESSOA, VANESSA KARLA SOUZA; FONSECA, Profa. Dra. Débora Cristina; SILVA, Glaucio Aparecido da. SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL.. In: Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo. Anais...Franca(SP) Universidade de Franca (UNIFRAN), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/685265-SISTEMA-SOCIOEDUCATIVO--E-INCLUSAO-EDUCACIONAL--UM-DIALOGO-POSSIVEL. Acesso em: 21/06/2025

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