DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE DA SOCIOEDUCAÇÃO

Publicado em 29/09/2023 - ISBN: 978-65-5941-936-4

Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE DA SOCIOEDUCAÇÃO
Autores
  • Lorena Rodrigues Pereira
  • Rangel de Andrade Silva
  • Raquel Alves dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
2. Atenção à saúde integral do adolescente
Data de Publicação
29/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/684185-desenvolvimento-de-habilidades-sociais-em-adolescentes-com-transtorno-do-espectro-autista-no-ambiente-da-socioedu
ISBN
978-65-5941-936-4
Palavras-Chave
Inclusão Social. Habilidades Sociais. Transtorno do Espectro Autista.
Resumo
Introdução: O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta significativamente a comunicação, a interação social e o comportamento desses adolescentes, tornando a aquisição de habilidades sociais um desafio particularmente importante a ser enfrentado. O processo de aquisição de habilidades sociais nesses indivíduos requer uma abordagem holística, envolvendo pais, educadores e profissionais de saúde. Nesse contexto, essas dificuldades podem levar ao isolamento social e afetar negativamente o desenvolvimento emocional e cognitivo. A socioeducação emerge como uma abordagem integrada que combina aspectos da educação formal com o suporte social proporcionado pela comunidade, na qual procura criar ambientes inclusivos e acolhedores para os adolescentes autistas, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Objetivo: Explorar a importância do desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes autistas no contexto da socioeducação, com o propósito de promover a inclusão e a qualidade de vida. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada a partir de uma análise de pesquisas científicas, sendo realizada na base de dados PubMed com os dos descritores “Social Skills”, “Autism Spectrum Disorder” e “Social Inclusion”. Assim, para a descrição dos resultados foram selecionados quatro artigos no idioma inglês publicados nos anos de 2017 a 2021 que abordassem o tema proposto. Resultados e Discussão: A intervenção precoce, por meio de programas estruturados, é fundamental para oferecer suporte adequado e potencializar as capacidades sociais desses adolescentes. Além disso, a comunicação é um aspecto-chave, e o uso de sistemas alternativos, como a Comunicação Suplementar e Alternativa, pode facilitar a interação e a expressão de pensamentos e sentimentos. Além disso, o incentivo à comunicação não verbal, como o uso de gestos e pictogramas, pode auxiliar na compreensão das emoções e intenções dos outros. A promoção da empatia e da compreensão mútua no ambiente socioeducativo também se mostrou essencial para criar um ambiente inclusivo e acolhedor. Estratégias que incentivem a cooperação e o trabalho em equipe podem ajudar a combater o isolamento social e promover a interação entre adolescentes autistas e seus pares. A autonomia é outro fator importante, visto que encorajar a tomada de decisões e desenvolver habilidades de resolução de problemas aumenta a autoconfiança e a capacidade desses adolescentes de enfrentar desafios sociais de forma independente. Considerações finais: A socioeducação oferece uma abordagem promissora para o desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes autistas através da intervenção precoce, da comunicação efetiva, da promoção da empatia e da autonomia. Assim, é possível promover a inclusão e a diversidade, construindo uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para esses adolescentes. A contínua pesquisa e a implementação de práticas inclusivas são fundamentais para proporcionar uma melhor qualidade de vida e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para os adolescentes autistas no ambiente da socioeducação.
Título do Evento
III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Título dos Anais do Evento
Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Lorena Rodrigues; SILVA, Rangel de Andrade; SANTOS, Raquel Alves dos. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE DA SOCIOEDUCAÇÃO.. In: Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo. Anais...Franca(SP) Universidade de Franca (UNIFRAN), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/684185-DESENVOLVIMENTO-DE-HABILIDADES-SOCIAIS-EM-ADOLESCENTES-COM-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-NO-AMBIENTE-DA-SOCIOEDU. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes