A PRÁTICA DO SKATE COMO MOTIVAÇÃO, OPORTUNIDADE E DESAFIO NA SOCIOEDUCAÇÃO

Publicado em 29/09/2023 - ISBN: 978-65-5941-936-4

Título do Trabalho
A PRÁTICA DO SKATE COMO MOTIVAÇÃO, OPORTUNIDADE E DESAFIO NA SOCIOEDUCAÇÃO
Autores
  • Rangel de Andrade Silva
  • Flávio Antônio Ascânio Lauro
  • Daniel Augustos Ximenes de Melo
  • Renato Lima Félix
Modalidade
Resumo
Área temática
4. Experiências exitosas em Medidas Socioeducativas
Data de Publicação
29/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/681545-a-pratica-do-skate-como-motivacao-oportunidade-e-desafio-na-socioeducacao
ISBN
978-65-5941-936-4
Palavras-Chave
atividades socioeducativas, esportes para jovens, alegria.
Resumo
Introdução: Os skates primitivos surgiram nos anos 1920 e os skates modernos entre as décadas de 1950 e 1970 nos Estados Unidos da América. Os primeiros skates chegaram ao Brasil no início dos anos 1970. A prática de skate se popularizou mundialmente após inclusão nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. No Brasil, vários fatores ajudaram no desenvolvimento da prática de skate - locais de prática, estrutura administrativa esportiva, indústrias de materiais esportivos, mídia especializada, vitórias em campeonatos mundiais, entre outros - e fizeram com se tornasse uma das principais forças mundiais, inclusive conquistando três medalhas de prata na estreia olímpica da modalidade. O Brasil é considerado o país com a maior quantidade de skatistas do mundo, quase 8,5 milhões de praticantes. Esse cenário favorável criou oportunidades de prática e de trabalho com esta modalidade em diferentes áreas, inclusive na socioeducação. Objetivo: verificar como a prática do skate contribui para a materialização do processo socioeducativo. Metodologia: a análise da atividade prática utilizou o método observacional, que possibilita o mais alto grau de precisão nas ciências sociais. Resultados: a prática de skate contribuiu sobremaneira para o clima positivo das aulas de educação física, as relações interpessoais e os vínculos. Foi bem recebida pelos adolescentes e servidores, que recobraram a memória afetiva da infância e não hesitaram em “experimentar”. O desafio proporcionado pela modalidade foi fator determinante para a adesão dos adolescentes. Discussão: de 2000 a 2010, a Fundação do Bem Estar do Menor/Fundação CASA proporcionou atividades de ensino e demonstração da prática de skate para os adolescentes, por intermédio de um skatista. Após mais de uma década sem esta modalidade, a instituição voltou a investir para que o ensino da prática de skate fosse desenvolvido. Skates, equipamentos de proteção, obstáculos e, mais recentemente, curso de formação em atividades de iniciação na prática de skate para os seus profissionais de Educação Física. Ações como esta perpetuam os preceitos expressos no artigo 4° da Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente“... o poder público deve assegurar, entre outras prioridades, a efetivação ao direito ao esporte...”. Por ser uma prática corporal bem popular e estabelecida no Brasil, o skate pode se tornar oportunidade de trabalho aos adolescentes após cumprirem as medidas socioeducativas. Considerações finais: O ensino seguro e efetivo da prática de skate demanda análises sobre as realidades de como as atividades serão desenvolvidas. Além dos espaços e equipamentos, o conhecimento e experiência dos profissionais de Educação Física, os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, são fatores imprescindíveis para que haja sucesso. O “Projeto Skate” sinalizou-se de forma positiva e poderá trazer benefícios aos adolescentes, assim que inserido efetivamente nas práticas esportivas dos centros de atendimento socioeducativo.
Título do Evento
III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Título dos Anais do Evento
Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Rangel de Andrade et al.. A PRÁTICA DO SKATE COMO MOTIVAÇÃO, OPORTUNIDADE E DESAFIO NA SOCIOEDUCAÇÃO.. In: Anais do III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo. Anais...Franca(SP) Universidade de Franca (UNIFRAN), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-338825/681545-A-PRATICA-DO-SKATE-COMO-MOTIVACAO-OPORTUNIDADE-E-DESAFIO-NA-SOCIOEDUCACAO. Acesso em: 10/06/2025

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