A PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA E A CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA PERSPECTIVA DO MONITOR DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

Publicado em 24/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0481-7

Título do Trabalho
A PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA E A CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA PERSPECTIVA DO MONITOR DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
  • Alexia Garcia De Carvalho
  • Ana Carolina Fernandes da Silva
  • Gabrielly de Carvalho Nunes
  • Renan Cesar Belo Freitas
  • Thaynara Pereira da Silva
  • Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel
Modalidade
Resumo
Área temática
4 - Ensino e Formação em Enfermagem
Data de Publicação
24/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-mceaben/817248-a-pedagogia-problematizadora-e-a-consciencia-critica-na-perspectiva-do-monitor-de-educacao-em-enfermagem
ISBN
978-65-272-0481-7
Palavras-Chave
Educação, enfermagem, monitoria
Resumo
Introdução: Segundo Paulo Freire, a educação problematizadora é um método de ensino que visa fomentar a consciência crítica dos estudantes, engajando-os ativamente no processo de transformação. Estes são incentivados a expressarem suas perspectivas, debaterem ideias e refletirem sobre problemas sociais junto aos colegas e educadores por meio de diálogos igualitários, pois reconhecem que o conhecimento não é exclusivo do educador, mas um processo coletivo de construção¹. Desde 1996, a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro adota a Educação problematizadora em seu PPP, sustentando a crença no protagonismo ativo do estudante por sua capacidade de análise crítica². O exercício da monitoria também estimula tal habilidade. A forma como os monitores percebem a construção da consciência crítica através da pedagogia problematizadora se tornou o objeto de experiência do presente estudo. Objetivo: Descrever os elementos da pedagogia problematizadora que geram a consciência crítica na perspectiva do monitor de educação em Enfermagem. Método: Trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os participantes são os 17 monitores em exercício na subárea. Foram utilizados documentos do ano de 2023, como as atas das reuniões, atividades de monitoria e registros pessoais, que descrevem os elementos identificados. Resultados: Os monitores destacaram três elementos da pedagogia problematizadora que foram desenvolvidos no processo, visando a conscientização. A humanização, pois através dela há quebra de ciclos de comportamentos opressores ao trazer um olhar empático com o outro, além da busca pela liberdade de pensamento próprio e coletivo que instiga a estudar além do que se é passado. A dialogicidade, pois encoraja a troca de ideias, possibilitando um diálogo horizontal trazendo liberdade ao estudante para fazer perguntas de forma ousada, estimulando o conhecimento de ambos. A práxis, pois o ato de refletir e agir guia para a melhor tomada de decisões, além de colaborar para um melhor planejamento, pois mensalmente os monitores se reúnem para avaliar suas estratégias de ensino-aprendizagem e traçar novos objetivos. Análise: Evidenciou-se que a pedagogia problematizadora tem forte influência na construção da consciência crítica. Através destes elementos a consciência crítica é estimulada gerando consequências para os monitores, como a evolução na rapidez do pensamento, não se preocupar com a formulação de respostas certas ou erradas, formação de vínculo. Considerações finais: O desenvolvimento da consciência crítica é essencial para a conduta do enfermeiro. Observa-se na condução das consultas de enfermagem, pela análise do paciente de forma crítica através do raciocínio clínico. Colabora para o planejamento de estratégias na gestão e no desenvolvimento de educação em saúde, porque o enfermeiro precisa refletir sobre as decisões que toma e reavaliar os resultados. A importância do desenvolvimento da consciência crítica durante a graduação agregará na atuação profissional.
Título do Evento
III Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais da III Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn RJ
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Alexia Garcia De et al.. A PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA E A CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA PERSPECTIVA DO MONITOR DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM.. In: Anais da III Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn RJ. Anais...Rio de Janeiro(RJ) USU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-mceaben/817248-A-PEDAGOGIA-PROBLEMATIZADORA-E-A-CONSCIENCIA-CRITICA-NA-PERSPECTIVA-DO-MONITOR-DE-EDUCACAO-EM-ENFERMAGEM. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes