METODOLOGIA ATIVA: GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Publicado em 24/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0481-7

Título do Trabalho
METODOLOGIA ATIVA: GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Autores
  • Danielle Daudt de Sousa
  • André Roberto de Sá Dantas
  • Daniela Chaves da Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
4 - Ensino e Formação em Enfermagem
Data de Publicação
24/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-mceaben/816768-metodologia-ativa--gamificacao-no-processo-ensino-aprendizagem-na-disciplina-de-saude-da-crianca-e-adolescente
ISBN
978-65-272-0481-7
Palavras-Chave
saúde da criança, ensino, enfermagem.
Resumo
METODOLOGIA ATIVA: GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Autor: Sousa, Danielle Daudt de. Co-autor: Dantas, André Roberto de Sá. Orientadora: Costa, Daniela Chaves da. UNIGRANRIO AFYA INTRODUÇÃO: No cenário educacional atual, as linhas de aprendizagem se tornam cada vez mais desafiadoras para o ensino das novas gerações. Logo, visando incorporar práticas envolventes nas salas de aula, o uso da metodologia de gamificação emergiu como uma forma de fomentar a aprendizagem atráves de jogos, incorporando o processo de ensino com o estímulo do entretenimento. Nesse princípio, acadêmicos monitores da disciplina de Saúde da Criança e Adolescente II criaram uma proposta de conduzir um quiz educativo, com bonificação para os alunos, relacionando as perguntas ao conteúdo específico de “Criança com Disfunção Geniturinária”. OBJETO DE EXPERIÊNCIA: Vivência dos acadêmicos na monitoria da disciplina de saúde da criança e do adolescente II. OBJETIVO: Delinear o uso do método de gamificação na universidade, atráves do quiz educativo como condutor de ensino, destrinchando o benefício da prática voltada a disciplina de Saúde da Criança e Adolescente. MÉTODO: A metodologia presente trata-se de um relato de experiência, um texto descritivo sobre uma experiência vivida. Dividiu-se em etapas: 1º) Foi realizado uma aula teórica sobre o tema "Criança com Disfunção Geniturinária", que engloba assuntos como infecção do trato urinário, glomerulonefrite aguda e síndrome nefrótica. 2ª) Aplicação do quiz. Ao escolher o método de gamificação, decidiu-se utilizar a plataforma digital "Kahoot!" como meio de realização do quiz. O quiz foi realizado em uma instituição de ensino superior privado, em Duque de Caxias, RJ, no dia 18/09/2023, com 31 alunos do 6º e 7º período de enfermagem. 3ª) Foram realizadas 10 perguntas sobre o tema, com 4 alternativas de respostas cada, sendo apenas uma correta. Durante a dinâmica, a turma se dividiu formando 9 trios e 1 quarteto, que se enfrentaram de maneira educativa. O prêmio autorizado pela orientadora e oferecido ao grupo vencedor foi de 0,5 pontos na disciplina, a mesma acompanhou toda a dinâmica junto aos monitores. RESULTADO: Durante a realização do questionário, observou-se um desempenho bastante favorável dos alunos. Evidenciou-se que a turma demonstrou atenção e empenho na busca pela resolução das questões, revelando uma colaboração efetiva no trabalho em equipe. ANÁLISE: De acordo com os resultados foi possivel notar abundante satisfação dos estudantes pela dinâmica, cujo uma porcentagem quase unânime de alunos obteve melhora da aprendizagem e fixação do conteúdo após o uso do quiz pelos monitores. CONCLUSÃO: Através dessa experiência, é possível notar a formalização do benefício voltado a ensino-aprendizagem do quiz para os alunos. A prática de recompensa pelo envolvimento no ensino, o entusiasmo ao estudo, a competitividade sadia e trabalho em grupo foram pontos cruciais desenvolvidos pelo método proposto. Descritores: Saúde da Criança; ensino; Enfermagem. REFERÊNCIA: BARBOSA, M. L.; AMARAL, S. F. DO. Aplicativos e gamificação na educação: possibilidades e considerações / Applications and gamification in education: possibilities and considerations. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 23974–23987, 10 mar. 2021.
Título do Evento
III Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais da III Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn RJ
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Danielle Daudt de; DANTAS, André Roberto de Sá; COSTA, Daniela Chaves da. METODOLOGIA ATIVA: GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE.. In: Anais da III Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn RJ. Anais...Rio de Janeiro(RJ) USU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-mceaben/816768-METODOLOGIA-ATIVA--GAMIFICACAO-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-DISCIPLINA-DE-SAUDE-DA-CRIANCA-E-ADOLESCENTE. Acesso em: 22/05/2025

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