A IMPORTÂNCIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DA IDENTIFICAÇÃO E DO RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES PELA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Publicado em 18/12/2023 - ISSN: 2526-4672

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DA IDENTIFICAÇÃO E DO RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES PELA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autores
  • Larissa Coutinho Jordão
  • Tatiele Camargo de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Psicologia da Saúde e Hospitalar
Data de Publicação
18/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-psicologia-da-fae-e-i-jornada-de-neuropsicologia-e-praticas-clinicas-324306/684788-a-importancia-nas-relacoes-interpessoais-da-identificacao-e-do-reconhecimento-das-emocoes-pela-crianca-com-o-tran
ISSN
2526-4672
Palavras-Chave
Emoções; autismo; crianças; estimulação; relações.
Resumo
As emoções são reconhecidas e expressas de no maneira parecida pelos indivíduos em toda cultura ou lugar.No entanto,as crianças atípicas têm maior dificuldade para aprender sobre elas e reconhecê-las.Posto isto, as relações sociais se tornam mais favoráveis através da capacidade de lidar com as emoções, pois a qualidade da regulação emocional é fortalecida.Objetivou realizar uma intervenção com crianças com TEA para estimular a identificação das emoções e examinar sua importância dentro das relações sociais dos participantes.A intervenção foi realizada na UBS Tamboara-Centro de Especialidades,em Almirante Tamandaré,com a participação de pequenos grupos de crianças da lista de espera,entre 9 e 11 anos,com a finalidade de promover estimulação social,sensorial,emocional e neuropsicopedagógica,além do reconhecimento de emoções simples e complexas.Utilizou-se a montagem de genograma e de mapas sociais relacionais para avaliações sobre o impacto das emoções dos participantes em suas relações,embasadas pela psicologia sistêmica,e respostas abertas das mães durante as anamneses e dos participantes ao longo dos encontros.Diante disso,a intervenção voltou-se para melhorar a relação das crianças com os seus sentimentos, visando a diminuição de possíveis crises,além de analisar a importância do papel das relações sociais na estimulação e no emocional da criança com tea.Adotou-se um delineamento qualitativo e descritivo,sendo o genograma uma ferramenta qualitativa significativa,pois serviu como um instrumento de aplicação e análise de informações que comunicaram aspectos comportamentais e relacionais,revelando a configuração das famílias das crianças,além de seus funcionamentos e pontos de atenção.Os resultados mostraram a dificuldade do reconhecimento de emoções desagradáveis pelos participantes;a dificuldade de atrelar emoções as lembranças e resistência ao falar sobre emoções carregadas de memórias desconfortáveis e conflitos relacionais causados pela falta de reconhecimento das emoções em outros indivíduos.
Título do Evento
III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE e I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JORDÃO, Larissa Coutinho; OLIVEIRA, Tatiele Camargo de. A IMPORTÂNCIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DA IDENTIFICAÇÃO E DO RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES PELA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.. In: Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE. Anais...Curitiba(PR) FAE, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-psicologia-da-fae-e-i-jornada-de-neuropsicologia-e-praticas-clinicas-324306/684788-A-IMPORTANCIA-NAS-RELACOES-INTERPESSOAIS-DA-IDENTIFICACAO-E-DO-RECONHECIMENTO-DAS-EMOCOES-PELA-CRIANCA-COM-O-TRAN. Acesso em: 08/06/2025

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