A JORNADA DO HERÓI NA REFLEXÃO ACERCA DE PROJETO DE VIDA: EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA

Publicado em 18/12/2023 - ISSN: 2526-4672

Título do Trabalho
A JORNADA DO HERÓI NA REFLEXÃO ACERCA DE PROJETO DE VIDA: EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA
Autores
  • GABRIELA BARA
  • Carolina Levek Cunha
  • ERIKSON HENRIQUE FERRARINI
  • Igor Fernando De Melo Garbo
  • Cristian Guilherme Valeski de Alencar
Modalidade
Resumo
Área temática
Interfaces entre Psicologia e Educação
Data de Publicação
18/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-psicologia-da-fae-e-i-jornada-de-neuropsicologia-e-praticas-clinicas-324306/684782-a-jornada-do-heroi-na-reflexao-acerca-de-projeto-de-vida--experiencia-em-escola-publica
ISSN
2526-4672
Palavras-Chave
Psicologia escolar, Adolescência, Projeto de vida, Jornada do Herói
Resumo
Este relato descreve a aplicação de uma atividade denominada "A Jornada do Herói", baseada na teoria do Monomito, de Joseph Campbell, em seis turmas de ensino médio de uma escola pública em Curitiba-PR. Essa intervenção foi formulada durante o estágio básico de Psicologia Escolar para contemplar problemáticas identificadas entre os alunos, como incerteza sobre o futuro, solidão e anseio pelo término do ciclo escolar, assim como preocupações do corpo docente e pedagógico, como a evasão escolar e desempenho acadêmico. A aplicação envolveu introdução teórica em vídeo, e na sequência os alunos foram convidados a escrever quatro notas sobre sua jornada pessoal nos termos da jornada do herói: tesouro (aquilo que almeja), caverna (seu maior obstáculo), guia (quem ou o que lhe apoia e oferece orientação) e herói (autodescrição). As notas foram fixadas em um mural e cada um teve oportunidade de falar sobre sua parte ao grupo. Procurou-se criar um contexto propício para o desenvolvimento da empatia, segurança e solidariedade, visando fortalecer as relações interpessoais na escola. Os participantes demonstraram clareza ao identificar elementos significativos de suas vidas, incluindo dificuldades, medos latentes, objetivos e rede de apoio. Contrariando estereótipos, os resultados revelaram que estes adolescentes possuem uma compreensão profunda de suas posições na sociedade e daquilo que almejam em termos de família, carreira e realizações pessoais. Ao dividirem suas narrativas com o grupo, emergiram diálogos em torno da identificação de objetivos mútuos, histórias de vida similares, falas de apoio e compaixão. Observou-se que “A Jornada do Herói” serve a construção de projeto de vida para os adolescentes, estimulando autoconsciência, definição de metas e o crescimento pessoal e educacional. A atividade foi eficaz em proporcionar um espaço de expressão e compreensão das preocupações dos alunos, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e enriquecedor.
Título do Evento
III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE e I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARA, GABRIELA et al.. A JORNADA DO HERÓI NA REFLEXÃO ACERCA DE PROJETO DE VIDA: EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA.. In: Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE. Anais...Curitiba(PR) FAE, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-psicologia-da-fae-e-i-jornada-de-neuropsicologia-e-praticas-clinicas-324306/684782-A-JORNADA-DO-HEROI-NA-REFLEXAO-ACERCA-DE-PROJETO-DE-VIDA--EXPERIENCIA-EM-ESCOLA-PUBLICA. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes