IMPULSIVIDADE E AGRESSIVIDADE: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Publicado em 18/12/2023 - ISSN: 2526-4672

Título do Trabalho
IMPULSIVIDADE E AGRESSIVIDADE: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores
  • Caroline de Almeida Amorim
  • Luana Villatore Bortolan
  • Gabriela Rigotti Vitto Ruthes
  • Marcos Alan Viana
Modalidade
Resumo
Área temática
Interfaces entre Psicologia e Educação
Data de Publicação
18/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-psicologia-da-fae-e-i-jornada-de-neuropsicologia-e-praticas-clinicas-324306/673340-impulsividade-e-agressividade--os-desafios-da-educacao-socioemocional-no-contexto-escolar
ISSN
2526-4672
Palavras-Chave
Psicologia escolar; educação socioemocional; adolescência.
Resumo
A psicologia escolar é uma importante área de atuação do psicólogo, tendo em vista as múltiplas e complexas demandas humanas e sociais das instituições de ensino contemporâneas. Nesta perspectiva, no primeiro semestre de 2023 foi realizado um estágio de psicologia escolar num colégio público da região de Curitiba. Por meio da observação dos espaços escolares e de entrevistas realizadas com profissionais e estudantes, foi possível realizar um diagnóstico que revelou dificuldades específicas relacionadas aos estudantes, como agressividade, dificuldades no manejo das emoções negativas, baixo controle dos impulsos. Diante de tais questões, elaborou-se uma proposta de intervenção em 11 encontros de 1h de duração, focada na educação socioemocional, direcionada a uma turma de adolescentes do sexto ano (faixa etária de 11 a 13 anos). Foram realizadas dinâmicas e atividades reflexivas voltadas ao estímulo do controle inibitório, ao manejo das emoções e à construção de vínculos entre as estagiárias e os alunos. No início, os adolescentes se mostraram agitados e impulsivos, manifestando, com frequência, comunicação agressiva e comportamento violento, além de pouca ou nenhuma interação afetiva. Após o período de intervenção, as mudanças observadas e os feedbacks dos alunos foram muito significativos: houve redução dos comportamentos agressivos, aumento do interesse pelas atividades, iniciativas de cooperação e gentileza, mais foco e escuta e construção de vínculos com as estagiárias. Os resultados demonstraram que, a despeito das dificuldades iniciais ligadas a questões culturais, institucionais e da própria faixa etária, o investimento num trabalho que prioriza o respeito, a escuta e a formação de vínculos afetivos com os adolescentes, evitando qualquer tipo de rotulação, apresenta-se como um caminho viável de transformação das relações escolares. Além disso, ficou evidente a necessidade de estender educação socioemocional para os próprios profissionais da instituição.
Título do Evento
III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE e I Jornada de Neuropsicologia e Práticas Clínicas
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMORIM, Caroline de Almeida et al.. IMPULSIVIDADE E AGRESSIVIDADE: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR.. In: Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE. Anais...Curitiba(PR) FAE, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-psicologia-da-fae-e-i-jornada-de-neuropsicologia-e-praticas-clinicas-324306/673340-IMPULSIVIDADE-E-AGRESSIVIDADE--OS-DESAFIOS-DA-EDUCACAO-SOCIOEMOCIONAL-NO-CONTEXTO-ESCOLAR. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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