ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE, PACIENTE SEGURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DE RESIDENTES NA SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO AMAZONAS

Publicado em 07/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0256-1

Título do Trabalho
ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE, PACIENTE SEGURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DE RESIDENTES NA SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO AMAZONAS
Autores
  • Raíssa Batista de Souza
  • Nathalie da Silva Belmont
  • Roosalyn Santos da Silva
  • Adriano Encarnação Lima
  • Douver Luciam Albuquerque Porto
  • Letícia Pires Lobato
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
1. Gestão e formação em saúde;
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iicofs/780979-assistencia-de-qualidade-paciente-seguro--um-relato-de-experiencia-da-atuacao-de-residentes-na-semana-de-seguran
ISBN
978-65-272-0256-1
Palavras-Chave
Segurança do Paciente, Educação em Saúde, Educação Permanente
Resumo
Contextualização: No ano de 2002 a Assembleia Mundial da Saúde solicitou que os países dedicassem atenção à pauta da segurança do paciente, através da resolução WHA55.18 que sugeria uma série de ações para promoção da segurança do paciente, tais como o desenvolvimento de normas e padrões globais, promoção de políticas baseadas em evidências e incentivo à investigação. Isso permitiu que fosse gerado um esforço mundial visando a promoção de um cuidado em saúde mais seguro. Em consonância com as metas estabelecidas pela OMS, o Brasil instituiu a rede Sentinela que trabalha com gerenciamento de risco sobre três pilares: busca ativa de eventos adversos, notificação de eventos adversos e uso racional das tecnologias em saúde. Aos hospitais, membros da Rede Sentinela, foi incubida a criação de uma estrutura responsável por fazer a busca, identificação e a notificação dos eventos adversos e das queixas técnicas ligadas aos produtos sob vigilância sanitária. O ambiente hospitalar é um meio suscetível à ocorrência de incidentes e eventos adversos, por conta disso, a preocupação com a propagação da cultura da segurança do paciente tem sido de interesse mundial. A segurança do paciente auxilia na identificação de falhas ou pontos que necessitam de melhorias, para ofertar uma assistência segura, incentivando todos os profissionais a se comprometerem com a otimização da qualidade do serviço. Para isso, o Ministério da Saúde determina que os estabelecimentos de saúde necessitam incorporar novas tecnologias em um programa de educação permanente dos profissionais, visto que todos os anos, as listas de medicamentos padronizados se ampliam devido à novos tratamentos, materiais e equipamentos adquiridos pelas unidades. Por fim, de acordo com a Política Nacional da Segurança do Paciente há a importância de envolver os pacientes e familiares no processo de cuidado, ampliando o acesso à informações e difundindo conhecimentos sobre a temática. Objetivo: Relatar a experiência dos residentes de um programa multiprofissional em saúde durante a atuação na Semana de Segurança do Paciente de um hospital universitário do Amazonas. Métodos: Estudo do tipo relato de experiência, que visa descrever as ações desenvolvidas pela equipe de residentes multiprofissionais em saúde, durante a realização da VIII Semana de Segurança do Paciente de um hospital universitário vinculado à Universidade Federal do Amazonas, em Manaus-AM. A equipe foi constituída por seis residentes das áreas de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, sob orientação da equipe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Resultados: A equipe responsável pela realização do evento, inicialmente, realizou um levantamento das temáticas a serem abordadas na Semana de Segurança do Paciente, a fim de fortalecer o conhecimento e levar informação em saúde com base nas necessidades reais do hospital onde foi realizado. Para isso, foram avaliadas as fragilidades do serviço baseadas nas notificações e demandas das equipes assistenciais e de gestão dos setores estratégicos. De forma geral, os protocolos de segurança do paciente apresentados ao público foram: Identificação do Paciente, Comunicação Segura Entre Profissionais de Saúde, Higienização das Mãos, Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, Cirurgia Segura, Prevenção de Quedas, Prevenção de Lesão por Pressão, Transporte do Paciente e Qualidade e Segurança do Paciente. Após a abertura oficial da programação, foram iniciadas as atividades previamente estabelecidas pela equipe coordenadora do evento. A ação foi estruturada em dois momentos principais, o primeiro momento contou com um stand na área comum do hospital, com o objetivo de captar o maior número possível de participantes. No local, foi realizada a exposição de banners, distribuição de folders informativos, esclarecimento de dúvidas, diálogos em pequenos grupos e aplicação de um quiz diagnóstico para teste de conhecimento após intervenções. O mesmo, era disponibilizado através de QR code em tablets ofertados para uso. O segundo momento da semana de segurança do paciente foi composto por atividades desenvolvidas nas unidades de internação, visando atingir a equipe assistencial, de modo a fortalecer o cuidado seguro através da educação permanente. As unidades de internação selecionadas para participação foram as clínicas médica, neurocirúrgica e cirúrgica. Foram elaborados 15 modelos de questionários a serem utilizados em ambas as atividades, ao longo dos três dias do evento, a fim de diversificar as perguntas sobre as temáticas abordadas. Cada formulário continha a identificação do participante e 7 perguntas de múltipla escolha sobre os protocolos de segurança do paciente. Nas unidades de internação, também foram instalados banners em pontos estratégicos para chamar a atenção dos profissionais. A cada dia de evento, era realizado rodízio deste material expositivo, para que todos pudessem ser explorados integralmente. Além da instalação dos banners, outro recurso educativo utilizado foi o audiovisual, com apresentação de pequenos vídeos animados nas televisões das unidades de internação e nas áreas comuns do hospital, trazendo aplicações práticas dos protocolos da instituição. Parte da equipe também se dividiu para a realização da “espera produtiva”, com intuito de direcionar orientações sobre o tema para pacientes, acompanhantes e visitantes, realizada na recepção onde ocorre a internação hospitalar, com o objetivo de integrar esse público às normas e rotinas de segurança do paciente do hospital. As instruções englobavam uma abordagem sobre os seus direitos como usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além das rotinas de cuidados que deveriam ser aplicadas durante a internação, a fim de torná-los protagonistas do próprio cuidado. Entre as principais orientações estavam a prevenção de quedas, prevenção de lesão por pressão, importância da identificação dos pacientes, higienização das mãos e cirurgia segura. Em complemento às orientações verbais, foram distribuídos folders, contendo o material educativo necessário. Discussão: Segundo a OMS, todos os anos um grande número de pacientes sofrem danos devido à cuidados de saúde inseguros, a estimativa é de que em média um a cada 10 pacientes está sujeito a um evento adverso enquanto está recebendo atendimento hospitalar em países de alta renda. Existem evidências que sugerem que 134 milhões de eventos adversos são causados por cuidados inseguros que ocorrem em hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo com cerca de 2,6 milhões de mortes todos os anos. No total, participaram como ouvintes do evento deste relato, 197 profissionais das áreas assistenciais e de apoio, estudantes de graduação e residentes das áreas médica e multiprofissional. Deste número, 54% acertaram pelo menos 85% das questões dos quizzes disponibilizados. Vale ressaltar que o impacto de intervenções educativas são importantes para melhorar o cuidado ao paciente como mostra estudo de LAURINDO; VARALLO; NADAI, 2021, que após ministrar uma aula expositiva com o tema sobre segurança do paciente com estudantes de medicina, conseguiu observar que a intervenção foi efetiva para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre cultura de segurança. Conclusão: As metodologias educativas utilizadas oportunizaram uma ação de educação continuada dinâmica, colaborando para uma fácil compreensão dos ouvintes, fortalecendo a cultura da segurança dos pacientes aos profissionais e empoderando pacientes e acompanhantes através do conhecimento dos tópicos abordados, enfatizando sobre seus direitos. Notou-se que a escolha das atividades despertou interesse dos ouvintes enquanto circulavam pelo hospital, que sensibilizados em meio ao contexto visual e interativo, optaram por interagir com a equipe, assim, aumentando o alcance de pessoas na ação. REFERÊNCIAS Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 40 p. : il. ISBN 978-85-334-2130-1. ?LAURINDO, M. C.; VARALLO, F. R.; NADAI, T. R. D. Impacto de intervenção educativa sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude de estudantes de medicina. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 20, n. 1, p. 53, 5 maio 2021. VILLAR, V. C. F. L.; DUARTE, S. DA C. M.; MARTINS, M. Segurança do paciente no cuidado hospitalar: uma revisão sobre a perspectiva do paciente. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 12, 2020. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global patient safety action plan 2021-2030. [s.l.] World Health Organization, 2021.
Título do Evento
II CONGRESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA REGIÃO NORTE: DA GRADUAÇÃO A PÓS-GRADUAÇÃO
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Formação em Saúde da Região Norte: da graduação a pós-graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Raíssa Batista de et al.. ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE, PACIENTE SEGURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DE RESIDENTES NA SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO AMAZONAS.. In: Anais do Congresso de Formação em Saúde da Região Norte: da graduação a pós-graduação. Anais...Santarém(PA) UEPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IICOFS/780979-ASSISTENCIA-DE-QUALIDADE-PACIENTE-SEGURO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DA-ATUACAO-DE-RESIDENTES-NA-SEMANA-DE-SEGURAN. Acesso em: 02/05/2025

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