TEORIAS DE ENFERMAGEM EM UM JÚRI SIMULADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FLIPPED CLASSROOM

Publicado em 31/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-560-1

Título do Trabalho
TEORIAS DE ENFERMAGEM EM UM JÚRI SIMULADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FLIPPED CLASSROOM
Autores
  • Lucas Leuschner Lima Teixeira
  • Lara Barbosa De Souza
  • Gabrielly Farias Gomes de Melo
  • Carla Oliveira Shubert
  • Paulo Alexandre de Souza São Bento
Modalidade
Relatos de Experiência
Área temática
Eixo 3 - Ensino
Data de Publicação
31/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii_mceaben/450780-teorias-de-enfermagem-em-um-juri-simulado--relato-de-experiencia-sobre-flipped-classroom
ISBN
978-65-5941-560-1
Palavras-Chave
Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem.
Resumo
Introdução: Uma teoria de enfermagem conceitualiza aspectos da enfermagem que descrevem, explicam, preveem e prescrevem os cuidados de enfermagem. As teorias comumente melhoram a comunicação, aumentam a autonomia e responsabilidade para o cuidado aos indivíduos (POTTER et al., 2020; GEORGE et al., 2000). Para a pesquisa, as grandes teorias de enfermagem contribuem para orientar e auxiliar os pesquisadores a aplicar seus achados, por exemplo, ao campo do ensino (MCEWEN et al., 2016). Objeto de experiência: A aplicabilidade da estratégia didático-pedagógica de um júri simulado relacionado a um caso clínico e seis teorias de enfermagem. Período de realização: Início em março com término em junho de 2020, em uma faculdade privada do Rio de Janeiro. Objetivo: Relatar uma experiência com a aplicabilidade da estratégia didático-pedagógica de um júri simulado relacionado a um caso clínico e seis teorias de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um Relato de Experiência (SÃO BENTO et al, 2010) sobre uma atividade pedagógica, nos moldes de uma Flipped Classroom (BERGMANN, 2018), proposta pelos docentes – o júri simulado - a uma turma de alunos do quinto período de enfermagem, no interior de uma disciplina sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Ao todo, 15 discentes foram organizados em quatro grupos, três deles para apresentação de um caso clínico à luz de seis teorias de enfermagem. O quarto grupo compôs o que se intitulou de júri e foi responsável por julgar qual dos grupos defendeu seu trabalho com maior robustez e propriedade, conferindo um veredicto ao final, simulando um tribunal. Resultados: A atividade foi realizada de modo remoto, em função do distanciamento relacionado a pandemia da Covid-19, e os grupos de discentes defenderam, cada um, duas teóricas de enfermagem e sua aplicabilidade a um mesmo caso clínico complexo. Foram quatro as teóricas apresentadas: Jean Watson, Dorothea Orem, Hildegard Peplau e Madeleine Leininger. Duas teóricas previstas não foram apresentadas devido a intercorrências com o grupo responsável: Florence Nightingale e Wanda Horta. Análise: Os três grupos defenderam suas teorias com a utilização de slides em Power Point, apresentando as biografias das teóricas e a análise do caso clínico complexo frente aos constructos das teorias. A ação de julgar foi realizada a partir de um instrumento avaliativo criado pelos alunos que compunham o júri sendo, ao final, decidido que a melhor defesa esteve relacionada a Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson e a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem (MCEWEN et al., 2016). Para encerrar o encontro, os alunos do júri apresentaram uma explanação sobre as seis teóricas de enfermagem relacionadas a atividade, assim como, suas teorias. Considerações Finais: A atividade cumpriu com o proposto possibilitando total protagonismo do aluno na condução da atividade pedagógica oferecida pelos docentes. A inversão da sala de aula contribuiu na formação acadêmica dos discentes a partir de uma estratégia que acionou a ludicidade e a criatividade dos alunos, além de explorar um tema de elevada relevância para a enfermagem.
Título do Evento
II Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra Científica Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TEIXEIRA, Lucas Leuschner Lima et al.. TEORIAS DE ENFERMAGEM EM UM JÚRI SIMULADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FLIPPED CLASSROOM.. In: Anais da Mostra Científica Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ABEn RJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/II_MCEABEn/450780-TEORIAS-DE-ENFERMAGEM-EM-UM-JURI-SIMULADO--RELATO-DE-EXPERIENCIA-SOBRE-FLIPPED-CLASSROOM. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes