AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DA BAINHA DO NERVO ÓPTICO, RELACIONADA ÀS ALTERAÇÕES DO PADRÃO DAS CURVAS DE PRESSÃO INTRACRANIANAS NOS PACIENTE COM LESÃO EXPANSIVA CEREBRAL.

Publicado em 06/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-681-4

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DA BAINHA DO NERVO ÓPTICO, RELACIONADA ÀS ALTERAÇÕES DO PADRÃO DAS CURVAS DE PRESSÃO INTRACRANIANAS NOS PACIENTE COM LESÃO EXPANSIVA CEREBRAL.
Autores
  • Moysés Isaac Cohen
  • ROBSON LUIS OLIVEIRA DE AMORIM
  • Cleinaldo de Almeida Costa
  • João Francisco Tussolini
Modalidade
Resumo
Área temática
02. Cirurgia (Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Plástica (Inclusive Neoplasias Malignas de Pele); Cirurgia Torácica; Cirurgia Cardiovascular; Cirurgia Vascular; Cirurgia do Trauma; Cirurgia Urológica; Cirurgia Otorrinolaringológica; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Geral)
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-workshop-ppgraci-da-ufam/595416-avaliacao-ultrassonografica-da-bainha-do-nervo-optico-relacionada-as-alteracoes-do-padrao-das-curvas-de-pressao-
ISBN
978-85-5722-681-4
Palavras-Chave
Hipertensão Intracraniana, Neoplasia Cerebral, PIC não-invasiva
Resumo
JUSTIFICATIVA: A avaliação da pressão intracraniana (PIC) é de caráter crucial para avaliação de pacientes acometidos por uma série de patologias, dentre as quais: traumatismo craniencefálico, acidente vascular cerebral, hidrocefalia, processos expansivos, como tumores ou abscessos e até mesmo no diagnóstico diferencial de demências e alterações cognitivo-comportamentais. Essa avaliação permite direcionar condutas diante do quadro do paciente, bem como conhecer seu prognóstico. No entanto, não há estudos comparativos em relação aos dados encontrados na aferição de PIC invasivas e não-invasivas e as imagens de distensão da bainha de nervo óptico nos pacientes portadores e neoplasia cerebral. OBJETIVOS: Analisar a distensão ultrassonográfica da bainha do nervo óptico juntamente com a morfologia das ondas de pressão intracraniana aferida com transdutor não-invasivo em pacientes diagnosticados com lesão expansiva cerebral. Comparar a magnitude da distensão da Bainha do Nervo Óptico juntamente com a pressão intracraniana por transdutor não-invasivo comparando com o grau de funcionalidade do paciente baseado na escala de Karnofsky. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo unicêntrico, analítico, do tipo coorte prospectiva; Foram selecionados 29 participantes portadores de neoplasia encefálica com quadro neurológico estável e analisados antes do procedimento cirúrgico tanto para os padrões de morfologia de curva de pressões intracranianas, neste trabalho avaliada através da relação P2/P1, e as médias da distensão das bainhas dos nervos ópticos bilateralmente. Posteriormente, estes mesmos parâmetros foram comparados após o procedimento neurocirúrgico. RESULTADOS: A média da distensão da bainha dos nervos ópticos pré-operatória foi de 5,40 mm enquanto nos pós-operatório foi de 5,27 mm. A variável P2/P1 do sensor analisada no pré-operatório foi 1,16 com DP = 0,28 e P2/P1 pós-operatória foi 1,19, com DP = 0,38. A Escala Funcional de Karnofsky no pré-operatório foi 89,65 com DP = 11,17 e no pós-operatório 82,75 com DP de 22,97. A correlação Distensão Ultrassonográfica da média das bainhas dos nervos ópticos e a relação P2/P1 foi – 0,46. A correlação USG pós-operatória média das bainhas dos nervos ópticos e P2/P1 pós-operatórios foi – 0,47. CONCLUSÕES: Houve uma correlação positiva e de aparecimento precoce entre a média da Distensão Ultrassonográfica Pré e Pós operatória, demonstrando que a aferição ultrassonográfica foi capaz de identificar o controle ou diminuição da PIC. Por outro lado, houve uma correlação negativa de 47% entre a Distensão Ultrassonográfica das Bainhas dos Nervos Ópticos e o resultado da proporção P2/P1. Tal achado necessita de melhores estudos para se encontrar a relação mais detalhada.
Título do Evento
II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas
Título dos Anais do Evento
Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COHEN, Moysés Isaac et al.. AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DA BAINHA DO NERVO ÓPTICO, RELACIONADA ÀS ALTERAÇÕES DO PADRÃO DAS CURVAS DE PRESSÃO INTRACRANIANAS NOS PACIENTE COM LESÃO EXPANSIVA CEREBRAL... In: Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas. Anais...Manaus(AM) EVENTO ON-LINE, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-workshop-ppgraci-da-ufam/595416-AVALIACAO-ULTRASSONOGRAFICA-DA-BAINHA-DO-NERVO-OPTICO-RELACIONADA-AS-ALTERACOES-DO-PADRAO-DAS-CURVAS-DE-PRESSAO-. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes