O TERAPEUTA OCUPACIONAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PROJETO DE MESTRADO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
O TERAPEUTA OCUPACIONAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PROJETO DE MESTRADO
Autores
  • Isabelle Bastianello Da Silva
  • Ângela Dias
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/770415-o-terapeuta-ocupacional-como-facilitador-no--processo-de-ensino-aprendizagem--projeto-de--mestrado
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia ocupacional, ensino-aprendizagem, tecnologia assistiva
Resumo
No Brasil ainda não existe um número significativo de Terapeutas Ocupacionais inseridos no contexto educacional, em se tratando de um profissional que trabalha em parceria com o sujeito para alcançar os objetivos e ressignificar as limitações impostas nas ocupações humanas, logo, pode-se evidenciar o papel que atua como facilitador e/ou mediador do indivíduo em vários contextos. Assim, é um profissional com potencial de auxiliar em dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar. As dificuldades de aprendizagem abrangem qualquer faixa etária da vida e, com o desempenho no ensino prejudicado, também são impactadas outras áreas de desempenho humano. Com isso, torna-se importante a presença nesse meio de um profissional que trabalhe em prol das potencialidades de maneira singular, auxiliando os estudantes, juntamente com a equipe profissional da instituição de ensino. Esse projeto de dissertação tem o objetivo de compreender e analisar se o trabalho da Terapia Ocupacional como facilitador no contexto educacional auxilia na inclusão social, na aderência, isto é, na não evasão de pessoas com dificuldades, inseridos no contexto de uma escola técnica pública de Santa Maria-RS, tendo em vista a necessidade de um trabalho em conjunto com a equipe de professores, buscando o desenvolvimento de estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, por meio de tecnologias assistivas. Para a realização deste estudo, desenvolver uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa descritiva e analítica, com utilização de questionários. Como técnicas de coleta de dados, ancorada à metodologia da pesquisa de levantamento, com alunos com dificuldade de aprendizagem. Espera-se evidenciar a importância e os benefícios da Terapia Ocupacional no contexto da educação técnica, frente a problemas de aprendizagem. Dessa forma, contribuir efetivamente, para compreensão de maneira pessoal e profissional, de que existem possibilidades e estratégias para se trabalhar com essa questão, para, então, que os alunos tenham melhor aderência nos seus estudos, bem como inclusão social e diminuição de evasão escolar. Ademais, visando gerar um impacto positivo para a formação de maneira singular, também auxiliando na conscientização do direito de todos os indivíduos à educação. Ademais, busca-se, através desse estudo, enaltecer a profissão de Terapia Ocupacional no estado do RS, além de mostrar a importância da profissão na inserção do contexto de ensino técnico. Em suma, esse projeto busca trazer evidências do ganho positivo em relação a inserção de Terapeutas Ocupacionais no contexto de escolas técnicas. Contudo, busca-se também, ressaltar que ao investir no cuidado de pessoas desse meio em que estão inseridas, irá melhorar a formação e ao mesmo tempo, facilitar o acolhimento dos mesmos e consequentemente diminuir a possível segregação devido a dificuldades durante o período de formação.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Isabelle Bastianello Da; DIAS, Ângela. O TERAPEUTA OCUPACIONAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PROJETO DE MESTRADO.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/770415-O-TERAPEUTA-OCUPACIONAL-COMO-FACILITADOR-NO--PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM--PROJETO-DE--MESTRADO. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes