PROJETO DE PESQUISA-EXTENSÃO “CUIDADO ATIVO E DEMOCRÁTICO: APOIO AO RETORNO E À PERMANÊNCIA DE JOVENS À/NA ESCOLA NO CONTEXTO (PÓS) PANDÊMICO” - EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE SANTOS

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
PROJETO DE PESQUISA-EXTENSÃO “CUIDADO ATIVO E DEMOCRÁTICO: APOIO AO RETORNO E À PERMANÊNCIA DE JOVENS À/NA ESCOLA NO CONTEXTO (PÓS) PANDÊMICO” - EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE SANTOS
Autores
  • Fernanda Sales da Silva Mirão Lima
  • Victor Gonçalves Souza
  • Nicolas Santos
  • Bruna Carolina Silva dos Reis
  • Patricia Leme de Oliveira Borba
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752307-projeto-de-pesquisa-extensao-cuidado-ativo-e-democratico--apoio-ao-retorno-e-a-permanencia-de-jovens-ana-escola
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Juventudes, Educação, Evasão Escolar, Rede Social de Suporte, Comunidade, Terapia Ocupacional Social
Resumo
Coautores: Edna Diniz Dos Santos, Julia Consoli Ferrari Neves Brandão, Mariana Husz Ricci, Tarsilla Fernandes Silva Vasconcelos, José Francisco Da Silva, Kauã Claudino Da Rocha, Lavinia Arruda, Nivia Pereira Dos Santos, Samuel Luz Pereira. Introdução: A pandemia de CoVID-19 agravou muitas problemáticas que não haviam sido suficientemente enfrentadas pelas políticas públicas sociais do Brasil. A evasão escolar é uma delas e afeta desproporcionalmente jovens das classes populares, em especial aqueles que são pobres, negros e periféricos. Esse é um projeto interinstitucional desenvolvido pela Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social, que ocorre nas cidades paulistas de Santos e São Carlos, de João Pessoa (PB), Petrolina (PE), Ceilândia (DF) e Lagarto (SE). Na cidade de Santos, a atividade é desenvolvida junto à Escola Estadual Padre Bartolomeu de Gusmão. Objetivos: Aprofundar as matrizes explicativas que incidem na ocorrência da evasão e/ou desistência escolar, considerando o atravessamento do período (pós)pandêmico, tomando-se a perspectiva dos jovens, seus familiares e sua comunidade, além de buscar estratégias para superação dos motivos impeditivos do retorno desses jovens à escola. Materiais e Métodos: Tratando-se de uma pesquisa-participante, faz-se uso de ferramentas como mapeamento, busca ativa, diário de campo, questionários, entrevistas, photovoice, participação em simpósios da área e construção de acompanhamentos singulares e territoriais, sendo esta última uma ferramenta específica da Terapia Ocupacional Social e a principal a partir de onde se busca construir subsídios ao retorno dos jovens à escola. Resultados e Discussão: Jovens universitárias e jovens da própria escola têm acompanhado, de forma singular e territorial, desde meados de 2022, jovens que estão fora da escola ou com dificuldades de permanência. A identificação se deu pelos estudantes de ensino médio da equipe e de listas cedidas pela escola, estas contendo endereço e contato telefônico, a partir das quais se efetivaram a busca ativa. Tal processo foi permeado por dificuldades como a falta de resposta via telefone e visitas a endereços que não existiam ou que não eram residência das pessoas indicadas, além de jovens que foram contatados mas não quiseram abrir diálogo. Realizamos, com os jovens, 12 questionários extensos acerca da situação de evasão escolar vivenciada no período (pós)pandêmico e 5 entrevistas em profundidade. Também foram feitas entrevistas com lideranças comunitárias, professores e gestão da escola. Cabe dizer que os jovens de ensino médio da equipe também apresentaram questões relacionadas à dificuldade de permanência que, a partir da construção de vínculo com a equipe universitária, possibilitou-se apoio à sua dada permanência. Considerações finais: Pretende-se seguir com os acompanhamentos territoriais e singulares e ampliar esse alcance para outros jovens, em vistas de favorecer a criação de metodologias participativas de trabalho e de diretrizes que viabilizem o acesso e a permanência à/na escola por/de jovens pobres, por meio de um cuidado que se proponha ativo e democrático, corresponsabilizando diferentes setores e atores sociais que compõem a rede social de suporte dos jovens em seus dados territórios.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Fernanda Sales da Silva Mirão et al.. PROJETO DE PESQUISA-EXTENSÃO “CUIDADO ATIVO E DEMOCRÁTICO: APOIO AO RETORNO E À PERMANÊNCIA DE JOVENS À/NA ESCOLA NO CONTEXTO (PÓS) PANDÊMICO” - EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE SANTOS.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/752307-PROJETO-DE-PESQUISA-EXTENSAO-CUIDADO-ATIVO-E-DEMOCRATICO--APOIO-AO-RETORNO-E-A-PERMANENCIA-DE-JOVENS-ANA-ESCOLA. Acesso em: 18/07/2025

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