MODERNIDADE LÍQUIDA E PROJETO DE VIDA: AS INCERTEZAS DO MUNDO NO CAMINHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
MODERNIDADE LÍQUIDA E PROJETO DE VIDA: AS INCERTEZAS DO MUNDO NO CAMINHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Antônio Marcos Francisco
  • Roseli Esquerdo Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Juventudes
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/745277-modernidade-liquida-e-projeto-de-vida--as-incertezas-do-mundo-no-caminho-dos-estudantes-do-ensino-medio
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Projetos de Vida; modernidade líquida; juventude, educação, mercado de trabalho.
Resumo
Introdução: As expectativas apresentadas no projeto de vida dos jovens estudantes do Ensino Médio são constantemente influenciadas pela instabilidade e pela fluidez da modernidade líquida. Os projetos de longo prazo dificilmente são realizáveis e os de curto prazo são passíveis de sofrer mudanças antes mesmo de suas primeiras conquistas. Modernidade líquida é uma expressão ou noção comumente empregada pelo filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman para se referir às rápidas mudanças no século XXI, que caracterizam a fluidez de questões culturais, econômicas, materiais, científicas e, até mesmo, nas relações humanas. Resumidamente, significa a dissolução de rotinas e hábitos, tornando flexível tudo aquilo que é produzido pelo ser humano na construção de sua existência histórica. E é exatamente neste cenário contemporâneo que os jovens estudantes constroem seus projetos de vida. Nessa modernidade líquida, para Bauman, seguindo os estudos de Nobert Elias, os membros ou grupos de uma sociedade também passam pelo processo de individualização, ajustando-se em uma rede de indivíduos. Esse processo de individualização dissolve os valores e regras socioculturais e revela a ambivalente condição: de um lado os indivíduos com sua liberdade conquistada podem escolher suas trajetórias e construir sua autobiografia, por outro, são os principais responsáveis pelos resultados atingidos; um processo de individualização na visualização dos acontecimentos em suas histórias de vida. Outra característica da modernidade líquida que pode afetar o projeto de vida dos jovens estudantes e ex-alunos do Ensino Médio. Objetivo: Compreender e discutir a principal dimensão da vida humana que se destaca nos projetos de vida dos jovens; se suas expectativas futuras são de curto ou longo prazo e se os jovens se sentem como os principais responsáveis pela realização de seus planos futuros, privatizando as responsabilidades pelos resultados obtidos em seus projetos de vida na modernidade líquida. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, com orientação descritiva, reunindo dois procedimentos: a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e uma conversa coletiva com ex-alunos de uma escola pública. Resultados parciais: Os dados mostram duas influências mais impactantes da modernidade líquida na construção e realização do projeto de vida dos jovens: um sentimento de individualização expressivo das responsabilidades pelos resultados obtidos e uma influência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento de competências nos jovens estudantes que tornem possível a realização de seus projetos de vida e continuarem aprendendo para se adaptarem com flexibilidade ao mercado de trabalho. Na tarefa educacional, no entanto, cabe auxiliar os jovens a terem ações de ruptura com a privatização das responsabilidades e no aspecto social amplia-se a necessidade de ressuscitar as ações coletivas e de transformação social para a construção de uma realidade mais estável e acolhedora.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANCISCO, Antônio Marcos; LOPES, Roseli Esquerdo. MODERNIDADE LÍQUIDA E PROJETO DE VIDA: AS INCERTEZAS DO MUNDO NO CAMINHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/745277-MODERNIDADE-LIQUIDA-E-PROJETO-DE-VIDA--AS-INCERTEZAS-DO-MUNDO-NO-CAMINHO-DOS-ESTUDANTES-DO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes