A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE CONVIVÊNCIA: CAMINHOS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL BRASILEIRA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0183-0

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE CONVIVÊNCIA: CAMINHOS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL BRASILEIRA
Autores
  • Mariana Morette Pan
  • Ana Carolina de Souza Basso
Modalidade
Resumo
Área temática
Terapia Ocupacional e Educação
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/722817-a-construcao-de-espacos-democraticos-de-convivencia--caminhos-para-o-enfrentamento-da-violencia-escolar-a-partir-
ISBN
978-65-272-0183-0
Palavras-Chave
Terapia Ocupacional, Escola Pública, Juventudes.
Resumo
Introdução: A terapia ocupacional social brasileira tem desenvolvido aporte teórico-interventivo para o contexto da escola pública, pautado sobretudo, na perspectiva da inclusão radical. Com base neste referencial têm sido propostas, desde 2022, ações através das aulas práticas da disciplina "Terapia Ocupacional na Ação Social II" do curso de terapia ocupacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro, na Escola Municipal Olímpica Carioca Nicarágua, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Objetivos: Realizar intervenções terapêutico-ocupacionais de modo a possibilitar reflexões e debates a respeito do espaço escolar, mapeando tanto potencialidades como problemáticas, e contribuir para a produção de relações democráticas, buscando caminhos de enfrentamento da violência escolar. Método: Trata-se de relato de experiência subsidiado pelo referencial teórico-metodológico da terapia ocupacional social brasileira no cenário escolar. A cada semestre é desenvolvido um ciclo de oficinas de atividades junto a estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Cada ciclo de oficinas compreende 3 encontros e são pensados a partir de demandas mapeadas em semestres anteriores e junto à gestão da escola. Para o manejo das oficinas são organizados pequenos coletivos, cujos coordenadores são os acadêmicos de terapia ocupacional. Resultados e discussão: Os encontros iniciam-se por rodas de conversas e em seguida são desenvolvidas atividades criativas. No último semestre, por exemplo, se propôs a confecção de estandartes, construindo interlocuções com a cultura popular e tecendo aproximações com o fato dessa escola se configurar como olímpica (modalidade que no município funciona em tempo integral e propõe envolvimento em práticas esportivas). Desse modo, as produções, além de ficarem expostas na escola, algumas consistiram como bandeiras da instituição em competições. A partir das ações desenvolvidas foi possível depreender junto aos alunos aspectos positivos no cotidiano escolar, como: as práticas esportivas, o contato com alguns professores (enfatizando a importância do lugar de referência, escuta e trocas para além do processo ensino-aprendizagem), o acesso à uma alimentação de qualidade, as amizades, e as atividades extra-curriculares. Em relação às problemáticas emergentes nesse contexto verificou-se: o bullying, o racismo, a depredação do espaço escolar, os furtos de pertences pessoais, as brigas entre os alunos e algumas questões de infraestrutura. As intervenções terapêutico-ocupacionais, além de favorecerem a aproximação com os alunos e apreensão de demandas, também possibilitaram fazeres coletivos e compartilhados, fundados na construção de espaços de convivência e democráticos, promovendo relações de cooperação em detrimento de relações pautadas na violência. Também foi possível capturar situações singulares de alguns alunos como relatos de violência, vulnerabilidade e sofrimento mental que foram encaminhadas à gestão da escola. Considerações finais: O referencial teórico-metodológico da terapia ocupacional social brasileira é de grande relevância para a produção de práticas no contexto escolar, alicerçando intervenções de aproximação, mapeamento de demandas, acompanhamento e avaliação. Verificou-se que práticas fundamentadas neste arcabouço podem contribuir para a vinculação com os sujeitos, para a proposição de espaços de convivência democráticos, críticos e transformadores e de afirmação da cidadania direcionados para o enfrentamento da violência escolar.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Diálogos Teóricos e Metodológicos para a Inclusão Radical
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Seminário Internacional de Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAN, Mariana Morette; BASSO, Ana Carolina de Souza. A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE CONVIVÊNCIA: CAMINHOS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL BRASILEIRA.. In: Anais do segundo seminário internacional de terapia ocupacional, educação e juventudes: diálogos teóricos e metodológicos para a inclusão radical. Anais...São Carlos(SP) UFSCar, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-internacional-de-terapia-ocupacional-educacao-dialogos-teoricos-e-metodologicos-para-a-inclusao-radicale-juventudes-391960/722817-A-CONSTRUCAO-DE-ESPACOS-DEMOCRATICOS-DE-CONVIVENCIA--CAMINHOS-PARA-O-ENFRENTAMENTO-DA-VIOLENCIA-ESCOLAR-A-PARTIR-. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

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