ÁFRICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Publicado em 25/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0230-1

Título do Trabalho
ÁFRICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Autores
  • Natalia Micheli Villa
  • Sergio Aparecido Nabarro
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 12: Ensino de África e África na Geografia Escolar
Data de Publicação
25/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-geoafrica/673045-africa-no-ensino-de-geografia--contribuicoes-por-uma-educacao-antirracista
ISBN
978-65-272-0230-1
Palavras-Chave
Ensino de Geografia; África; Anticolonialismo; Antirracismo
Resumo
O ensino de geografia, vêm construindo reflexões que percorrem as questões étnico-raciais. Apesar da Lei 10.639 sobre a obrigatoriedade de práticas com temáticas de História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares, estar completando 20 anos, há pouco engajamento nas escolas municipais e estaduais, segundo pesquisas do instituto Alana (2023) 71% das cidades não cumprem e a obrigatoriedade da Lei 10.639. Conforme Quijano (2010), a academia é englobada pelo racismo epistêmico, onde o poder do sistema capitalista impôs uma classificação hierarquizante dos povos do mundo a partir da etno-racialidade. Diante disso, é imperativo que professores desenvolvam práticas pedagógicas da geografia escolar da África, explorando múltiplas perspectivas etnoculturais, e estimulem as educandas e educandos a uma visão interculturalidade que possam dar condição à representatividade para a população não branca. Considerando possibilidades da ampliação do debate e construção de um ensino de geografia da África antirracista e anticolonial, na construção de um ensino pluriversal (Nogueira, 2012, 2014), que valorize nossa sociedade multiétnica. É necessário proporcionar reflexões sobre conteúdos referente ao continente africano, com perspectiva afrocentradas, buscando investigar temáticas antirracista e anticolonialistas para aplicar os conteúdos da Geografia da África. Segundo Torentino (2018), o ensino deve atribuir-se de ações pedagógicas que desmistifiquem a história eurocêntrica, buscando o empoderamento e autonomia aos alunos e alunas em formação. Neste estudo, ainda inicial, iremos trabalhar a abordagem teórico-metodológica por meio da revisão bibliográfica que sustentam práticas, a fim de dar fundamentação teórica para a pesquisa. Pesquisaremos as possibilidades que dialogam de forma geral com as questões étnico-raciais e, posteriormente, identificar e analisar conteúdos abordados ou não, a partir de práticas pedagógicas antirracistas e anticoloniais. É importante sensibilizar os educandos e educandas sobre as questões sociais, buscando despertar do sentimento de pertencimento ao espaço de vivência, para a construção de espaços plurais, reproduzindo lugares que possuem sua identidade.
Título do Evento
IIº Seminário Internacional GeoÁfrica Áfricas em Movimentos. Economias, Sociedades e Espaços na África Subsaariana
Título dos Anais do Evento
Caderno de Resumo do IIº Seminário Internacional GeoÁfrica: Áfricas em Movimentos. Economias, Sociedades e Espaços na África Subsaariana
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VILLA, Natalia Micheli; NABARRO, Sergio Aparecido. ÁFRICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.. In: Anais do Seminário Internacional GeoÁfrica. Áfricas em Movimentos: economias, sociedades e espaços na África Subsaariana. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ (Brasil) / UPM (Moçambique), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-geoafrica/673045-AFRICA-NO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA--CONTRIBUICOES-POR-UMA-EDUCACAO-ANTIRRACISTA. Acesso em: 01/05/2025

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