POR UM ENSINO DECOLONIAL DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA DE ÁFRICA

Publicado em 25/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0230-1

Título do Trabalho
POR UM ENSINO DECOLONIAL DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA DE ÁFRICA
Autores
  • Sebastião Ricardo Machado Meireles
  • Rodrigo Correa Teixeira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 12: Ensino de África e África na Geografia Escolar
Data de Publicação
25/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-geoafrica/673002-por-um-ensino-decolonial-de-geografia-e-de-historia-de-africa
ISBN
978-65-272-0230-1
Palavras-Chave
África; ensino; decolonial.
Resumo
Com a implementação da Lei nº 10.639/2003 professores e professoras intensificaram a busca de formas de ministrar o conteúdo de África nas variadas modalidades de ensino. Desde então, tornou-se mais frequente as reflexões e debates de como ensinar os conteúdos que envolvem a África de modo que contemple toda a sua diversidade, rompendo, assim, com estereótipos e narrativas eurocêntricas propagados por séculos. É sabido que a construção do currículo escolar, durante longo período, privilegiou a ótica do sistema-mundo, na qual os saberes são centralizados na hegemonia do continente europeu. Com o objetivo de propor uma abordagem decolonial do ensino de África nas disciplinas de Geografia e História, essa pesquisa buscou entender como os alunos e alunas veem o conteúdo que lhes foi ministrado. Nesse sentido, utilizou-se como procedimento metodológico: a) um levantamento dos conteúdos da BNCC com a temática África, tendo como foco o ensino fundamental II; b) aplicação de um questionário em 100 alunos e alunas, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública da cidade de Caratinga – MG. Pôde-se constatar que a grande maioria dos entrevistados possuem noções e ideias permeadas por narrativas negativas sobre a África, o que favorece, inclusive, o baixo interesse das turmas em relação aos conteúdos que envolvem a África. Foi possível constatar, também, sobretudo no 6º e 7º ano, que grande parte dos alunos e alunas entendem a África como uma única região, desconsiderando a sua variada diversidade territorial e cultural. Por fim, essa pesquisa propôs alguns recursos didáticos para os professores das disciplinas de Geografia e História, com a intenção de fortalecer um ensino que amplie, de forma crítica e decolonial, os saberes sobre África.
Título do Evento
IIº Seminário Internacional GeoÁfrica Áfricas em Movimentos. Economias, Sociedades e Espaços na África Subsaariana
Título dos Anais do Evento
Caderno de Resumo do IIº Seminário Internacional GeoÁfrica: Áfricas em Movimentos. Economias, Sociedades e Espaços na África Subsaariana
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEIRELES, Sebastião Ricardo Machado; TEIXEIRA, Rodrigo Correa. POR UM ENSINO DECOLONIAL DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA DE ÁFRICA.. In: Anais do Seminário Internacional GeoÁfrica. Áfricas em Movimentos: economias, sociedades e espaços na África Subsaariana. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ (Brasil) / UPM (Moçambique), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-geoafrica/673002-POR-UM-ENSINO-DECOLONIAL-DE-GEOGRAFIA-E-DE-HISTORIA-DE-AFRICA. Acesso em: 12/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes