HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO SOBRE A ÁFRICA

Publicado em 25/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0230-1

Título do Trabalho
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO SOBRE A ÁFRICA
Autores
  • INGRID SILVA DE OLIVEIRA LEITE
  • ROGÉRIA CRISTINA ALVES
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 12: Ensino de África e África na Geografia Escolar
Data de Publicação
25/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-geoafrica/669325-historia-e-geografia--algumas-possibilidades-para-o-ensino-sobre-a-africa
ISBN
978-65-272-0230-1
Palavras-Chave
África; Ensino; Geografia; História
Resumo
No contexto da educação escolar básica, as disciplinas de História e Geografia criam possibilidades para que os estudantes compreendam, de forma mais ampla, a realidade na qual estão inseridos e as maneiras de interferir nesse meio de forma consciente e propositiva. Todavia, durante muito tempo os aspectos referentes à África e seus habitantes não foi tão valorizado por ambas as disciplinas, fato que foi modificado pela lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História da África na educação escolar. Nesse sentido, nos últimos anos, percebeu-se um crescente interesse de pesquisadores e professores das áreas em busca de como trabalhar os temas africanos em sala de aula, tendo em vista que muitos educadores não tiveram contato com esses assuntos nos momentos de sua formação. Além desse contexto, é preciso considerar a criação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os desafios que ela impôs para as disciplinas de História e Geografia. Para a disciplina de Geografia, a BNCC estabeleceu competências específicas, como a compreensão de si e do outro como identidades diferentes dentro de uma sociedade plural e a capacidade de análise do mundo social, cultural e digital. Para a História, a BNCC propõe que a pessoa compreenda os acontecimentos históricos, as relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. Partindo dessas competências da BNCC, esta apresentação demonstrará algumas possibilidades de atuação junto ao ensino básico para o ensino da África no âmbito das disciplinas de História e Geografia.
Título do Evento
IIº Seminário Internacional GeoÁfrica Áfricas em Movimentos. Economias, Sociedades e Espaços na África Subsaariana
Título dos Anais do Evento
Caderno de Resumo do IIº Seminário Internacional GeoÁfrica: Áfricas em Movimentos. Economias, Sociedades e Espaços na África Subsaariana
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEITE, INGRID SILVA DE OLIVEIRA; ALVES, ROGÉRIA CRISTINA. HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO SOBRE A ÁFRICA.. In: Anais do Seminário Internacional GeoÁfrica. Áfricas em Movimentos: economias, sociedades e espaços na África Subsaariana. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ (Brasil) / UPM (Moçambique), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-geoafrica/669325-HISTORIA-E-GEOGRAFIA--ALGUMAS-POSSIBILIDADES-PARA-O-ENSINO-SOBRE-A-AFRICA. Acesso em: 16/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes