PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO A SI MESMO, AO OUTRO E A CULTURA

Publicado em 14/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0766-5

Título do Trabalho
PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO A SI MESMO, AO OUTRO E A CULTURA
Autores
  • FRANCISCA EURISMAR SILVA RIBEIRO
  • Maria Imaculada Liberato Ximenes
  • Lucivânia Soares da Costa
Modalidade
Resumo simples - modalidade oral
Área temática
Temas Transversais
Data de Publicação
14/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-sem-psi-sobral/922649-projeto-identidade--conhecendo-a-si-mesmo-ao-outro-e-a-cultura
ISBN
978-65-272-0766-5
Palavras-Chave
PALAVRAS CHAVES: Identidade, Atividades lúdicas, Individualidade, Socialização.
Resumo
PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO A SI MESMO, AO OUTRO E A CULTURA INTRODUÇÃO: A construção da identidade se dá através de um processo contínuo, inicialmente na família, e adentrando o meio escolar. À medida que as crianças vão vivenciando suas experiências iniciais de inserção na cultura e se apropriando do modo de viver das pessoas, possibilitando a constituição e caracterização do seu modo de ser. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história, é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Portanto, é necessário abordar este tema desde cedo, pois é na relação com o outro e na coletividade que se constrói o EU. OBJETIVO: Construir sua identidade pessoal, social e cultural, respeitando as diferenças de grupos, religião, etnia, gostos e opiniões, valorizando as experiências que cada criança traz na construção do conhecimento coletivo. METODOLOGIA: O projeto foi desenvolvido na turma de infantil IV, do CEI Terezinha de Jesus Ponte Aragão no ano de 2023 através de atividades lúdicas, uma vez por semana com temáticas distribuídas por mês, voltadas para a construção e fortalecimento da identidade e da consciência do “eu”, do outro, do nós e do espaço. O projeto aconteceu através de atividades planejadas e organizadas de acordo com os grupos definidos pela BNCC, para que se conseguisse atender as especificidades de cada fase da criança, abordando as temáticas durante do ano: Quem sou eu? Minha escola; Quem somos nós na família; Conhecendo o outro; Minha cidade: origem, símbolos, localização, clima, vegetação, pontos turísticos, minha rua e bairro, comércio e religiosidade e meu país. Realizando atividades como, observação e descrição dos traços físicos por meio da apreciação da sua imagem no espelho, desenho do autorretrato, roda de conversa socializando para os outros como eu me vejo, cor de pele, cabelo e outras características, como eu me sinto (percebendo minhas emoções ouvindo histórias) proporcionamos momentos de descoberta da diversidade, ao mesmo tempo foram se descobrindo diferentes e distintas dos outros (LANE, 2006). RESULTADOS: O projeto executado nos mostrou a importância de valorizar as crianças como pertencente a grupos sociais. As experiências vivenciadas por elas relevou a sua subjetividade quando cada uma, em sua individualidade trouxe em seus relatos de identificação pessoal, como nas atividades de pesquisa sobre a origem do nome da criança, quem o escolheu, qual o significado dele, construindo minha árvore genealógica, que permitiu a apropriação desse saber sobre sua história trazendo as crianças o sentimento de pertencimento ao seu primeiro grupo social, a família, ou seja, ao outro significativo. CONCLUSÃO: A vivência do projeto nos oportunizou muitas aprendizagens significativas tanto para as crianças, como para os demais envolvidos sobre si mesmo, os outros, o lugar, as relações que estabelecemos e a construção da nossa identidade social. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BEGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização – como ser um membro da sociedade In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de S. Sociologia e sociedade – leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1994. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Título do Evento
II SEMANA DA PSICOLOGIA - UNINASSAU SOBRAL
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da Segunda Semana da Psicologia da UNINASSAU Sobral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, FRANCISCA EURISMAR SILVA; XIMENES, Maria Imaculada Liberato; COSTA, Lucivânia Soares da. PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO A SI MESMO, AO OUTRO E A CULTURA.. In: Anais da Segunda Semana da Psicologia da UNINASSAU Sobral. Anais...Sobral(CE) uninassau sobral, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-sem-psi-sobral/922649-PROJETO-IDENTIDADE--CONHECENDO-A-SI-MESMO-AO-OUTRO-E-A-CULTURA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes