PSICOMOTRICIDADE NA FASE PRÉ-OPERATÓRIO

Publicado em 14/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0766-5

Título do Trabalho
PSICOMOTRICIDADE NA FASE PRÉ-OPERATÓRIO
Autores
  • RAUL LIMA ARAGÃO DE SOUZA
  • Alice Souza Liberato
  • Ana Sara de Araújo Silveira
  • Ana Grazielly Sousa Da Silva
  • Conceiçao Aragao
Modalidade
Resumo simples - modalidade oral
Área temática
Temas Transversais
Data de Publicação
14/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-sem-psi-sobral/921983-psicomotricidade-na-fase-pre-operatorio
ISBN
978-65-272-0766-5
Palavras-Chave
Pré-Operatório, Crianças, Psicomotor, Piaget.
Resumo
INTRODUÇÃO: A partir do processo de estudos de Jean Piaget, foi possível compreender que o desenvolvimento do indivíduo se constrói a partir do meio em que este sujeito se encontra inserido, podendo obter também, fatores biológicos em seu desenvolvimento psíquico. Além disso, através de seu pensamento construtivista, foi possível descobrir que a forma de raciocinar de uma criança é diferente dos adultos, sendo plausível, levar em consideração uma abordagem educacional para esse período. No decorrer das etapas de seu estudo, Piaget denominou os estágios do desenvolvimento da criança, nomeou sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. OBJETIVOS: Contribuir para a formação integral das crianças por meio de atividades lúdicas, visando promover melhoria na localização espacial, equilíbrio e coordenação motora, além de incentivá-los a interagir com o ambiente ao seu redor. METODOLOGIA: O projeto foi realizado na Creche Dinorá Gondim Lins Aragão, localizada no Bairro Terrenos Novos em Sobral - CE, com a participação de aproximadamente 11 crianças, sendo 5 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, matriculados na turma do Infantil IV. A intervenção se consistiu em atividades lúdicas voltadas para a promoção da inteligência e o desenvolvimento de aspectos motores, psicológicos, afetivos e sociais. Foram realizadas as seguintes dinâmicas em sala de aula: psicomotricidade com formas geométricas e cores, abordando conceitos de contagem, localização espacial, equilíbrio e atenção; exercícios de psicomotricidade para equilíbrio, visando desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e atenção das crianças; bola no cesto, focada na coordenação motora e concentração. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao iniciar as atividades, notamos que as crianças mais extrovertidas demonstraram maior facilidade em coordenar seus movimentos e expressar-se verbalmente durante as dinâmicas, o que pode estar relacionado a um desenvolvimento psicomotor mais avançado. Em contraste, as crianças mais tímidas apresentaram dificuldades iniciais tanto na compreensão das atividades quanto na execução dos movimentos, necessitando de demonstrações mais concretas, o que sugere um desenvolvimento psicomotor que requer mais apoio para atingir a mesma fluidez nas ações. Essas observações são consistentes em estudos que abordam que crianças com maior inibição social podem apresentar desafios tanto na esfera motora quanto na capacidade de se expressar e participar ativamente em atividades de grupo. A conclusão das atividades, foi marcada pela entrega de brindes e pipocas, que estimulou o comportamento desejado, e contribuiu para o bem-estar emocional dos participantes, evidenciando a importância de estratégias integradas que considerem tanto os aspectos psicomotores e emocional dos participantes. CONCLUSÃO: Trabalhar a psicomotricidade no estágio pré-operatório é crucial, pois é o período em que se espera que a criança desenvolva habilidades motoras, incluindo a coordenação motora fina. Ao submetermos as atividades, pudemos perceber diversos níveis de habilidades motoras, sendo umas mais elevadas do que as outras. Desta forma, a realização desse trabalho foi primordial para a formação do pedagogo, visando causar sensibilidade para uma possível indagação em meio a dificuldades ou redução de alguns movimentos que são esperados nesta faixa etária, visando auxiliar os professores a identificarem possíveis dificuldades motoras, cognitivas e sociais nos alunos.
Título do Evento
II SEMANA DA PSICOLOGIA - UNINASSAU SOBRAL
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da Segunda Semana da Psicologia da UNINASSAU Sobral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, RAUL LIMA ARAGÃO DE et al.. PSICOMOTRICIDADE NA FASE PRÉ-OPERATÓRIO.. In: Anais da Segunda Semana da Psicologia da UNINASSAU Sobral. Anais...Sobral(CE) uninassau sobral, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-sem-psi-sobral/921983-PSICOMOTRICIDADE-NA-FASE-PRE-OPERATORIO. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes