COMO O PROGRAMA OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO (POTI) INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS MATRICULADOS NO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, AM.

Publicado em 16/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0637-8

Título do Trabalho
COMO O PROGRAMA OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO (POTI) INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS MATRICULADOS NO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, AM.
Autores
  • Ocimara Barbosa Dos Santos
  • Deimer José Julio Aleans
Modalidade
Template - Comunicação Científica
Área temática
Eixo 5 - Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.
Data de Publicação
16/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-encontro-amazonense-de-educacao-matematica-414085/834554-como-o-programa-olimpico-de-treinamento-intensivo-(poti)-influencia-na-aprendizagem-da-matematica-um-estudo-de-c
ISBN
978-65-272-0637-8
Palavras-Chave
Matemática; OBMEP; Treinamento Olímpico; POTI.
Resumo
O presente estudo visa analisar como o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) influência na aprendizagem da Matemática nos alunos do projeto "Curso Olímpico de Treinamento Intensivo: Lapidando Talentos” (PIBEX COTI 2023), que busca melhorar o desempenho na OBMEP e OBM. Além de preparar os alunos para as olimpíadas, o POTI promove o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento intelectual da sociedade. A metodologia inclui revisões de literatura, pesquisa de campo, análises estatísticas e, se necessário, criação de estratégias para melhorar o ensino de Matemática. Resultados preliminares indicam que o POTI tem um papel significativo na promoção do ensino e aprendizagem da Matemática em Itacoatiara, AM, com melhorias no desempenho dos alunos, evidenciadas pelas conquistas na OBMEP, e uma percepção positiva dos professores sobre o impacto do POTI no ambiente escolar.
Título do Evento
II Encontro Amazonense de Educação Matemática: Saberes e práticas docentes para o ensino da Matemática
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do II Encontro Amazonense de Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Ocimara Barbosa Dos; ALEANS, Deimer José Julio. COMO O PROGRAMA OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO (POTI) INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS MATRICULADOS NO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, AM... In: Anais do II Encontro Amazonense de Educação Matemática. Anais...Manaus(AM) Universidade Federal do Amazonas (UFAM), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-encontro-amazonense-de-educacao-matematica-414085/834554-COMO-O-PROGRAMA-OLIMPICO-DE-TREINAMENTO-INTENSIVO-(POTI)-INFLUENCIA-NA-APRENDIZAGEM-DA-MATEMATICA-UM-ESTUDO-DE-C. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes