MEU PRIMEIRO BLS: SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

Publicado em 17/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1576-9

Título do Trabalho
MEU PRIMEIRO BLS: SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Autores
  • HENRIQUE THADEU PERIARD MUSSI
  • Luana Moreira Senra Guimarães
  • Luis Eduardo Liscano Martins
  • Glauber José de Oliveira Amancio
  • Antonio Carlos Paes Liger
  • Gloria Priscila Nunes Rodrigues
  • Beatrice de Souza Bispo
  • Juliana Camara Garcia
  • Vitória Camara Campello
  • Lucas Diniz Bretas
  • Maria Eduarda de Oliveira Abritta Monteiro
Modalidade
Projeto de Pesquisa ou Extensão
Área temática
Ensino médico
Data de Publicação
17/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-congresso-integrado-humanidades-pesquisa-ensino-medico/1110932-meu-primeiro-bls--suporte-basico-de-vida-para-alunos-universitarios
ISBN
978-65-272-1576-9
Palavras-Chave
parada cardiorrespiratória; PCR; educação em saúde.
Resumo
A American Heart Association estima que 90% das paradas cardiorrespiratórias (PCR) extra-hospitalares são fatais. Nesse sentido, foi desenvolvido o protocolo mundial chamado Basic Life Support (BLS), que consiste em um conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser realizados em uma vítima de parada cardiorrespiratória, cuja finalidade é ampliar as chances de sobrevivência desse paciente. Dessa forma, o projeto “Meu Primeiro BLS” foi criado por 10 alunos da Universidade Estácio de Sá campus Vista Carioca orientados pelo professor e cardiologista Henrique Mussi com intuito de ensinar através de encontros teórico-práticos como conduzir adequadamente uma parada cardiorrespiratória fora do ambiente hospitalar. Os materiais utilizados foram cedidos pelo Laboratório de Habilidades e Simulação da própria universidade. Objetivos: Identificar as principais lacunas dos alunos de ensino superior em relação ao protocolo BLS e à condução adequada de uma parada cardiorrespiratória fora de ambiente hospitalar. Métodos Trata-se de uma análise transversal, quantitativa e descritiva. Foi realizado por meio da capacitação sobre as técnicas utilizadas no BLS. Participaram do estudo 173 alunos, todos acadêmicos de medicina da IDOMED, entre o primeiro e o oitavo período. O treinamento ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2024, na própria universidade. A capacitação foi feita por uma equipe composta por 10 alunos de medicina e 1 professor cardiologista, responsável pelo projeto. Teve duração média de 60 minutos e foi fragmentada em 3 etapas: Pré teste, onde foi aplicado um formulário, criado pelos integrantes da equipe, antes da apresentação para avaliar o nível prévio de conhecimento sobre BLS. Depois ocorreu a apresentação teórica com material didático específico, também criado pela equipe e em seguida, o treinamento prático com uso do desfibrilador externo automático (DEA). Por último, o pós teste, com aplicação do mesmo formulário inicial, com objetivo de comparar as respostas antes e após a capacitação dos alunos. Resultados/ Discussão O projeto de extensão teve início em 2024 e consiste em encontros teórico-práticos que começam com a realização de um pré-teste pelos alunos a fim de analisar seus conhecimentos prévios sobre o tema, seguido de uma aula introdutória administrada pelo professor e orientador Henrique Mussi e, então, os alunos têm a oportunidade de simular em bonecos como conduzir uma parada cardiorrespiratória e de praticar a massagem cardíaca. Por fim, os alunos realizam um pós-teste que consiste nas mesmas perguntas do pré-teste apenas para fim de comparação entre o resultado dos dois questionários e de análise do aprendizado. Os primeiros encontros aconteceram no segundo semestre de 2024. Abaixo a distribuição desses alunos. Período Quantidade de alunos M1 37;M2 32;M3 32;M4 60;M5 24;M6 31;M7 11; M8 9 Dos inscritos, 173 compareceram às atividades presenciais e, desses, 149 preencheram os dois formulários, permitindo a comparação entre os 2 resultados. As perguntas feitas aos alunos o percentual de acerto no pré e pós-teste sempre foram menor e maior, respectivamente. Isto demonstra o benefício desse curso. Conclusão: O ensino de suporte básico de vida, por meio de aulas teóricas e treinamento prático proporcionaram melhora na aprendizagem a respeito do tema. Após o treinamento em BLS e DEA, observou-se uma melhora expressiva no número de acertos no pós-teste entre os alunos de medicina dessa amostra.
Título do Evento
II Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MUSSI, HENRIQUE THADEU PERIARD et al.. MEU PRIMEIRO BLS: SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS.. In: Anais do II Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Idomed Vista Carioca, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-integrado-humanidades-pesquisa-ensino-medico/1110932-MEU-PRIMEIRO-BLS--SUPORTE-BASICO-DE-VIDA-PARA-ALUNOS-UNIVERSITARIOS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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