DIAGNÓSTICO DE ESPOROTRICOSE EM FELINOS DOMÉSTICOS POR MEIO DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA MEDIADA PELA POLIMERASE (PCR)

Publicado em 06/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-428-5

Título do Trabalho
DIAGNÓSTICO DE ESPOROTRICOSE EM FELINOS DOMÉSTICOS POR MEIO DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA MEDIADA PELA POLIMERASE (PCR)
Autores
  • Mariana Lima Da Ponte Souza
  • Jacqueline Da Silva Brito
  • Caio Cezar Nogueira De Souza
  • Walbe Aldemir de Souza Andrade Junior
  • Alexandre do Rosário Casseb
Modalidade
XXXI Seminário de Iniciação Científica
Área temática
Saúde animal
Data de Publicação
06/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-conecta-ufra-bioeconomia-268119/565891-diagnostico-de-esporotricose-em-felinos-domesticos-por-meio-da-tecnica-de-reacao-em-cadeia-mediada-pela-polimeras
ISBN
978-85-5722-428-5
Palavras-Chave
Diagnóstico, esporotricose, pcr, felinos
Resumo
A esporotricose é uma micose crônica considerada uma zoonose, que se manifesta principalmente por meio de lesões cutâneas e subcutâneas podendo desenvolver-se de forma sistêmica, e tem como seu principal agente causador o Sporothrix spp. Entre outras espécies como o Sporothrix brasiliensis que possui alta ocorrência na rotina de clínicas. Os felinos são mais acometidos em razão dos seus hábitos como lambeduras, arranhaduras e mordeduras. No que se refere ao diagnóstico, ele é realizado por meio de cultura fúngica e pela reação em cadeia da polimerase (PCR). O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar casos suspeitos de esporotricose em felinos pelo método de cultura fúngica e utilizar a PCR convêncional para identificar a prevalência da espécie Sporothrix brasiliensis no período de um ano de Agosto de 2021 a Agosto de 2022. Essa pesquisa foi realizada a partir de 120 amostras de suabes advindas do Centro de Controle de Zoonoses coletadas a partir das lesões na pele dos felinos com suabes estéries e colocados em tubos contendo caldo YPD conduzido em um isopor com gelo aos laboratórios de Microbiologia e Biologia Molecular da UFRA em Belém-PA. Para o isolamento e a demonstração do dimorfismo fúngico, as amostras foram semeadas em Ágar Sabouraud dextrose acrescido com clorafenicol e Ágar Mycosel, então incubadas a 25°C e 37°C por 15 dias, sendo realizados exames macro e micromorfológicos do microrganismo obtido nas culturas, coradas com azul de metileno e observadas no aumento de 40x. As que possuíam características morfológicas de Sporothrix spp foram submetidas a PCR para a espécie Sporothrix brasiliensis. 83 foram positivas diante da cultura fúngica, dentre esse quantitativo, 50 positivaram na realização da PCR para S. brasiliensis e análise em eletroforese, sugerindo 33 amostras com outras espécies do complexo Sporothrix spp. No que se refere aos casos positivos, conforme o exame físico, os animais diagnosticados com a doença eram susceptíveis a rua, pois possuíam livre acesso sem fiscalização e tinham contato com outros animais, o estudo não considerou raça, sexo e idade. Por fim 83 (69,17%) obtiveram resultado positivo para Sporothrix spp. em torno da cultura fúngica e 50 (60,24%) amostras positivas para Sporothrix brasiliensis e 33 (39,76%) negativas para a espécie pela análise da PCR convencional mostrando resultados significativos nos felinos domésticos. Em conclusão, espera-se com esse estudo realizar um levantamento epidemiológico acerca da espécie S. brasiliensis e identificar as outras espécies desse fungo. Além de aumentar as medidas profiláticas e conscientizar os tutores a fim de evitar a propagação dessa enfermidade na espécie felina em Belém-PA.
Título do Evento
II CONECTA UFRA: Bioeconomia
Título dos Anais do Evento
Anais do II conecta UFRA: bioeconomia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Mariana Lima Da Ponte et al.. DIAGNÓSTICO DE ESPOROTRICOSE EM FELINOS DOMÉSTICOS POR MEIO DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA MEDIADA PELA POLIMERASE (PCR).. In: Anais do II conecta UFRA: bioeconomia. Anais...Belém(PA) UFRA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-conecta-ufra-bioeconomia-268119/565891-DIAGNOSTICO-DE-ESPOROTRICOSE-EM-FELINOS-DOMESTICOS-POR-MEIO-DA-TECNICA-DE-REACAO-EM-CADEIA-MEDIADA-PELA-POLIMERAS. Acesso em: 10/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes