VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE LICENCIATURA E BACHAREL 2018 E 2019

Publicado em 06/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-428-5

Título do Trabalho
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE LICENCIATURA E BACHAREL 2018 E 2019
Autores
  • Jéssica de Melo Costa
  • Janile do Nascimento Costa
  • Luciane Cristina Paschoal Martins
Modalidade
XXXI Seminário de Iniciação Científica
Área temática
Ensino
Data de Publicação
06/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-conecta-ufra-bioeconomia-268119/565854-vantagens-e-desvantagens-do-ensino-remoto-no-contexto-pandemia-covid-19-nos-cursos-de-ciencias-biologicas-de-lice
ISBN
978-85-5722-428-5
Palavras-Chave
Ensino emergencial, Coronavírus, Biologia.
Resumo
Com a pandemia do Covid-19, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) tornou-se primordial nas instituições de ensino. No entanto, com o ERE surgem novos desafios, torna-se necessária a inovação na utilização de ferramentas tecnológicas, novas estratégias de avaliação e tudo isso demanda novas exigências e adaptações na aprendizagem. Nesse cenário, nem todos os alunos estão aptos a adaptação no ERE. Desse modo, é crucial abordar e discutir as vantagens e desvantagens nessa nova forma de aprendizagem, para compreender os desafios dos alunos a partir da experiência dos mesmos. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento que teve como objetivo identificar as vantagens e desvantagens do ensino remoto para os discentes do curso de Ciências Biológicas nas turmas de Bacharel e Licenciatura 2018 e 2019. O estudo em questão é uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e o estudo contou com a participação total de vinte e um discentes dos cursos mencionados da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) do Campus Capanema-Pará. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista do tipo semiestruturada, a condução da entrevista iniciou com o termo de livre consentimento e posteriormente foi realizada a pergunta: Cite uma vantagem e uma desvantagem do ensino remoto para você? Mediante as respostas observou-se que todos os participantes mencionaram vantagens e desvantagens. Com base na análise dos dados, foi possível identificar algumas semelhanças nas respostas mencionadas, bem como algumas percepções distintas sobre o ERE. Desse modo, entre as respostas semelhantes mais recorrentes, 33% dos participantes citaram a vantagem da comodidade de estar em casa, 20% citaram o fato de não precisar se locomover até a UFRA. Além dessas percepções, também foram mencionadas pelos participantes as seguintes vantagens assistir aula em qualquer lugar, oportunidade de participar de eventos online em outros municípios e estados, conhecer novas tecnologias, oportunidade de fazer maior número de disciplinas. Entre as desvantagens citadas com destaque maior, 39% dos participantes citaram a instabilidade da internet, 23% citaram cansaço e distrações, 14% citaram a ausência de interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Outras desvantagens citadas foram aulas tradicionais no sistema remoto, pouca concentração, dispersões, falta de aproveitamento das plataformas, dificuldade em aprender. Os resultados da presente pesquisa mostram que o ERE apresentou vantagens e desvantagens considerando as percepções dos discentes, sendo assim, é válido compreender que cada aluno tem suas particularidades, visto que os desafios são diferentes para cada um. No entanto, um dos desafios relatados com maior frequência é a instabilidade da internet, de modo geral, todas essas desvantagens presentes precisam ser corrigidas para uma melhor adaptação e aprendizagem dos alunos, a Universidade deve buscar investigar a realidade dos discentes para oferecer condições adequadas e de qualidade, minimizando os desafios presentes no ERE. Link de apresentação: https://youtu.be/z9qS7_j8Cvc
Título do Evento
II CONECTA UFRA: Bioeconomia
Título dos Anais do Evento
Anais do II conecta UFRA: bioeconomia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Jéssica de Melo; COSTA, Janile do Nascimento; MARTINS, Luciane Cristina Paschoal. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE LICENCIATURA E BACHAREL 2018 E 2019.. In: Anais do II conecta UFRA: bioeconomia. Anais...Belém(PA) UFRA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-conecta-ufra-bioeconomia-268119/565854-VANTAGENS-E-DESVANTAGENS-DO-ENSINO-REMOTO-NO-CONTEXTO-PANDEMIA-COVID-19-NOS-CURSOS-DE-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DE-LICE. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes