INFECÇÃO HEPÁTICA POR PROTOZOÁRIO DO GÊNERO GOUSSIA NO PEIXE AMAZÔNICO BAGRE BAGRE (SILURIFORMES: ARIIDAE)

Publicado em 06/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-428-5

Título do Trabalho
INFECÇÃO HEPÁTICA POR PROTOZOÁRIO DO GÊNERO GOUSSIA NO PEIXE AMAZÔNICO BAGRE BAGRE (SILURIFORMES: ARIIDAE)
Autores
  • ISABELY BEATRIZ ARAÚJO LAGO
  • Lilian de Nazaré Santos Dias
  • Jhonata Eduard Farias De Oliveira
  • José Ledamir Sindeaux-Neto
  • MICHELE VELASCO OLIVEIRA DA SILVA
  • Alessandra Epifanio Rodrigues
Modalidade
XXXI Seminário de Iniciação Científica
Área temática
Organismos aquáticos
Data de Publicação
06/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-conecta-ufra-bioeconomia-268119/565143-infeccao-hepatica-por-protozoario-do-genero-goussia-no-peixe-amazonico-bagre-bagre-(siluriformes--ariidae)
ISBN
978-85-5722-428-5
Palavras-Chave
Coccídeo, Amazonia, Bandeirado, Goussia, ictioparasitos.
Resumo
Pertencente à ordem do Siluriformes e à família Ariidae, o Bagre bagre (Linnaeus, 1766) é conhecido popularmente como “Bandeirado” ou “Bagre-bandeira”, sendo um pescado marinho habitante de águas desde a Colômbia até o Rio Amazonas, podendo ser caracterizado por um longo filamento peitoral na área próxima a sua espinha. Nesse sentido, alguns parasitos de organismos aquáticos podem acometer a qualidade dos produtos oriundos da pesca e comercializáveis, um gênero de protozoário que se enquadra nesse aspecto é o Goussia spp. Assim, a presente pesquisa objetiva descrever a infecção hepática por protozoários do gênero Goussia encontrado no peixe amazônico Bagre bagre. No mês de julho de 2022, foi realizada uma coleta no município de Vigia de Nazaré, PA. Foram adquiridos 06 peixes mortos e transportados em caixas térmicas até a UFRA Belém para serem necropsiados e examinados com o auxílio de estereomicroscópio e de microscópio óptico. Durante a necropsia, observou-se, em fragmentos do fígado, um coccídeo do gênero Goussia sp., que estava disperso no parênquima hepático. O coccídio se caracteriza por ser da subordem dos Eimeriorinas, sendo microscópico e formador de esporos, podendo ser encontrado em peixes e répteis. Diante do discorrido, é possível concluir que o pescado analisado não estava em condições ideais de sanidade, reforçando a necessidade de melhores estudos e controle dos ictioparasitos de organismos aquáticos de peixes comerciais da Amazônia.
Título do Evento
II CONECTA UFRA: Bioeconomia
Título dos Anais do Evento
Anais do II conecta UFRA: bioeconomia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LAGO, ISABELY BEATRIZ ARAÚJO et al.. INFECÇÃO HEPÁTICA POR PROTOZOÁRIO DO GÊNERO GOUSSIA NO PEIXE AMAZÔNICO BAGRE BAGRE (SILURIFORMES: ARIIDAE).. In: Anais do II conecta UFRA: bioeconomia. Anais...Belém(PA) UFRA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-conecta-ufra-bioeconomia-268119/565143-INFECCAO-HEPATICA-POR-PROTOZOARIO-DO-GENERO-GOUSSIA-NO-PEIXE-AMAZONICO-BAGRE-BAGRE-(SILURIFORMES--ARIIDAE). Acesso em: 10/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes