A GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA VISTA A LUZ DAS METÁFORAS ORGANIZACIONAIS DE MORGAN

Publicado em 31/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1270-6

Título do Trabalho
A GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA VISTA A LUZ DAS METÁFORAS ORGANIZACIONAIS DE MORGAN
Autores
  • ligia maria da cruz nascimento araujo
  • Marcos Antônio de Souza Rodrigues
  • Joan Silva Do Carmo
  • SIDNEY MAGNO NUNES BARBOSA
Modalidade
Artigo Teórico
Área temática
GT 06 - Gestão de Pessoas na administração pública: envolve inovação na gestão de pessoas na administração pública, planejamento estratégico de recurso humanos na administração pública, comportamento organizacional no setor público, gestão por competências, gestão do desempenho, treinamento e desenvolvimento, escolas de governo, diversidade, inclusão e equidade no setor público, ações inovadoras em gestão de pessoas, dimensionamento da força de trabalho, desenho do trabalho, teletrabalho, qualidade de vida, saúde mental, atuação das lideranças;
Data de Publicação
31/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-ciap-congresso-internacional-de-administracao-publica-da-rede-nacional-profiap-433510/936741-a-gestao-de-uma-escola-publica-vista-a-luz-das-metaforas-organizacionais-de-morgan
ISBN
978-65-272-1270-6
Palavras-Chave
Escola pública, metáforas, gestão organizacional.
Resumo
Este estudo foi embasado em percepções, observações e análise documental sobre a prática da gestão bem como o clima organizacional de uma Instituição de ensino público Estadual, uma Escola pública de ensino fundamental e médio no município de Sobradinho/BA. Percebeu-se quão complexo é o ambiente institucional da escola pública, exigindo do gestor experiência e habilidades no desempenho da função de gerir e conciliar as demandas e os interesses dos componentes da organização: alunos, professores, funcionários atuando em funções de apoio e gestores. Partindo desse contexto e aplicando as metáforas de Morgan, foram identificadas características das metáforas máquina, prisão psíquica, instrumento de dominação, sistema político e cultura. Entretanto, percebeu-se uma preponderância das características mecanicistas. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão da literatura, pesquisa documental com a análise do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) como também uma pesquisa de campo, observação das rotinas dos membros da comunidade em estudo. Pesquisa de natureza exploratória, através de revisão bibliográfica realizada em sítios de pesquisa acadêmica com uma abordagem qualitativa. Como resultados esse estudo apresentou os desafios de gerir uma Instituição de ensino público, com estrutura mecanicista buscando adaptar-se aos avanços do mundo contemporâneo.
Título do Evento
II CIAP - CONGRESSO INTERNACIONAL & III CONAP - CONGRESSO NACIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA REDE NACIONAL PROFIAP
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Segundo Congresso Internacional e Terceiro Congresso Nacional em Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, ligia maria da cruz nascimento et al.. A GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA VISTA A LUZ DAS METÁFORAS ORGANIZACIONAIS DE MORGAN.. In: Anais do Segundo Congresso Internacional e Terceiro Congresso Nacional em Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP. Anais...Campo Grande(MS) Gran Park Hotel, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-ciap-congresso-internacional-de-administracao-publica-da-rede-nacional-profiap-433510/936741-A-GESTAO-DE-UMA-ESCOLA-PUBLICA-VISTA-A-LUZ-DAS-METAFORAS-ORGANIZACIONAIS-DE-MORGAN. Acesso em: 18/05/2025

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