A RESPOSTA DE ALSTON AO PROBLEMA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA

Publicado em 09/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-656-1

Título do Trabalho
A RESPOSTA DE ALSTON AO PROBLEMA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA
Autores
  • Paulo Estevão Tavares Cavalcanti
Modalidade
Resumo Acadêmico
Área temática
Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião
Data de Publicação
09/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iepgfilunb/455597-a-resposta-de-alston-ao-problema-da-diversidade-religiosa
ISBN
978-65-5941-656-1
Palavras-Chave
Filosofia da religião, filosofia analítica da religião, pluralismo religioso, experiência religiosa, William Alston
Resumo
(ALSTON, 1991) afirma que as crenças geradas pela percepção sensorial são baseadas na própria experiência de apresentação do objeto para o sujeito e no pano de fundo constituído de outras crenças que este mantém. Para ele, deve existir uma prática geradora de crenças bem formadas, capaz de imprimir confiança às crenças geradas através desses procedimentos, que ele denomina “práticas doxásticas”. Segundo ele, para qualquer prática doxástica socialmente estabelecida, não massivamente inconsistente e com auto apoio significativo é racional supô-la confiável e, portanto, as crenças geradas como produtos dessas práticas teriam presunção de verdade, isto é, seriam prima facie justificadas. As experiências místicas cristãs, geralmente, apresentam Deus como presente por meio de sentimentos, e sensações extremas de elevação, amor, poder, bondade etc., em suma, com características que correspondem ao modo como a tradição cristã costuma descrever os atributos de Deus. Isto constitui um problema para a tese alstoniana, isto é, como acomodá-la ao fato de existirem outras religiões, mantendo diversas outras práticas doxásticas místicas, também socialmente estabelecidas, que suportam diferentes crenças, concepções e atributos da realidade última como objeto de culto e adoração. De fato, para (ALSTON, 1991), a análise das práticas doxásticas das principais religiões demonstra uma incompatibilidade massiva, principalmente se tomarmos em comparação as práticas do cristianismo, judaísmo e islamismo em relação àquelas próprias do budismo e de certas formas de hinduísmo. Além disso, não menos importante, nesse caso, é o fato de a concepção do “ser último” entrar em maior ou menor grau na identificação do objeto percebido, isto é, em geral as nossas crenças de fundo são acionadas para identificar o objeto percebido. Este fator resulta em que as crenças perceptivas serão incompatíveis, mesmo que os predicados atribuídos ao objeto da experiência mística sejam compatíveis. A partir dessa conclusão, (ALSTON, 1991) sugere que alguém confrontado com essa situação provavelmente optará por um conservadorismo epistêmico, isto é, para um participante de uma comunidade religiosa que forma crenças baseadas em suas práticas doxásticas específicas, mesmo percebendo contradições advindas da diversidade religiosa e não possuindo razões para julgar qual dessas práticas produz crenças mais robustas, a melhor atitude a ser tomada será continuar na situação em que está, a menos que encontre razões suficientes para considerar uma decisão contrária.
Título do Evento
I ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNB
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia da UnB
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVALCANTI, Paulo Estevão Tavares. A RESPOSTA DE ALSTON AO PROBLEMA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IEPGFilUnB/455597-A-RESPOSTA-DE-ALSTON-AO-PROBLEMA-DA-DIVERSIDADE-RELIGIOSA. Acesso em: 18/06/2025

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