O PRÍNCIPE, O CONFLITO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA EM MAQUIAVEL.

Publicado em 09/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-656-1

Título do Trabalho
O PRÍNCIPE, O CONFLITO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA EM MAQUIAVEL.
Autores
  • Vinícius Leardini Gonzaga
Modalidade
Resumo Acadêmico
Área temática
Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião
Data de Publicação
09/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iepgfilunb/455368-o-principe-o-conflito-social-e-a-construcao-de-uma-identidade-coletiva-em-maquiavel
ISBN
978-65-5941-656-1
Palavras-Chave
Maquiavel, príncipe, grandes, povo, identidade coletiva
Resumo
Nome completo: Vinícius Leardini Gonzaga E-mail: viniciuslgonzaga@gmail.com Telefone: (19) 991967119 Instituição de Ensino: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unifesp (PPGF-Unifesp) Órgão de fomento: Capes Nome do(a) orientador(a): Prof.ª Dr.ª Patrícia Fontoura Aranovich Linha de pesquisa: Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião O PRÍNCIPE, O CONFLITO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA EM MAQUIAVEL Resumo: Propõe-se analisar em Maquiavel, a partir da relação entre o “príncipe” e as forças sociais em conflito (os “humores” existentes “em todas as cidades”), o modo pelo qual é construída uma identidade coletiva, bem como a natureza dessa identidade. Para isso, tem-se em vista particularmente o capítulo IX de O príncipe, no qual as condições estruturais do conflito social são identificadas. Primeiramente, busca-se demonstrar que tal conflito seria para o filósofo florentino a categoria determinante do processo histórico – sobreposta inclusive à figura do “príncipe” –, ou seja, nos termos maquiavelianos, o primado da luta entre “grandes” e “povo” – isto é, entre aquele sujeito coletivo que deseja “comandar e oprimir” e aquele outro que deseja “não ser comandado nem oprimido”. Em seguida, procura-se indicar a complexidade dessa determinação, dado que o “príncipe” não é mero epifenômeno da luta social, pois a sua ação possui certo grau de autonomia e, portanto, uma eficácia própria que afetaria a ação dos demais agentes sociais ao incidir sobre ela. Por fim, uma vez que para Maquiavel não há meio-termo (via del mezzo), devendo o “príncipe”, assim, se apoiar ou nos “grandes” ou no “povo”, busca-se demonstrar que, para Maquiavel, provém deste, e não daqueles, o ânimo que permitiria garantir a manutenção – e mesmo o desenvolvimento – do stato. Desse modo, o objetivo deste trabalho é sustentar através da relação precisa entre “príncipe” e “povo” a constituição de uma identidade coletiva cuja natureza, para Maquiavel, só poderia ser a liberdade, justamente porque provém do povo o desejo de “não ser comandado nem oprimido”. Palavras-chave: Maquiavel; príncipe; grandes; povo; identidade coletiva.
Título do Evento
I ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNB
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia da UnB
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONZAGA, Vinícius Leardini. O PRÍNCIPE, O CONFLITO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA EM MAQUIAVEL... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IEPGFilUnB/455368-O-PRINCIPE-O-CONFLITO-SOCIAL-E-A-CONSTRUCAO-DE-UMA-IDENTIDADE-COLETIVA-EM-MAQUIAVEL. Acesso em: 17/07/2025

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