O PENSAMENTO AUTÓCTONE E O DESENVOLVIMENTO DA FILOSOFIA LATINO-AMERICANA DESDE SIMÓN RODRÍGUEZ

Publicado em 09/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-656-1

Título do Trabalho
O PENSAMENTO AUTÓCTONE E O DESENVOLVIMENTO DA FILOSOFIA LATINO-AMERICANA DESDE SIMÓN RODRÍGUEZ
Autores
  • Brennan Cavalcanti Maciel Modesto
Modalidade
Resumo Acadêmico
Área temática
História da Filosofia
Data de Publicação
09/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iepgfilunb/454886-o-pensamento-autoctone-e-o-desenvolvimento-da-filosofia-latino-americana-desde-simon-rodriguez
ISBN
978-65-5941-656-1
Palavras-Chave
Linguagem, Filosofia Latino-americana, Educação Popular, Pensamento autóctone.
Resumo
Até o presente momento pensar uma filosofia não-europeia pode ser visto como heresia por alguns grupos. A assunção de novas formas de fazer Filosofia ainda é uma incógnita, é bem verdade, no entanto, partindo do pressuposto de que o que realizamos na academia, nem nossa prática corriqueira, nosso dia-a-dia seja Filosofia; surge a necessidade de compreendê-la. Sobretudo, de compreender em que medida se distancia ou se aproxima do modelo que nos foi apresentado pela tradição. Simón Rodríguez, filósofo venezuelano do século XIX, nos apresenta uma resposta para esse questionamento. O cerne de sua construção conceitual está na necessidade de libertação da América Latina; o que não significa deixar para trás todos os processos históricos que a constituem. Ao contrário, trata-se de uma análise crítica do que convém ou não manter enquanto ‘estandarte’, ou práticas e costumes legitimados socialmente. No momento em que realiza-se o exercício de “tomar o bom e deixar o mau”, passam a existir lacunas no modo em que a América Latina (bem como todo o Sul do Mundo, de certa maneira) se constitui enquanto sociedade e forma subjetividades. A saída encontrada por nosso autor para tal vacuidade se imprime na imanência da linguagem. A maneira como fundamenta sua concepção de Educação Popular é radicalmente ligada aos atravessamentos entre linguagem e mundo, para além de sua já célebre subversão dos conceitos de gênero, classe e raça dentro dos limites de sua concepção de Escola. No entanto, a questão da linguagem surge enquanto aproximação com o pensamento autóctone da América Latina, sobretudo no que tange à cosmovisão Quíchua. A ideia de Escola bilíngue desenvolve-se enquanto uma maneira de possibilitar o intercâmbio entre as matrizes do pensamento Quíchua e a cultura desenvolvida nas recém independentes colônias da América Latina. Rodríguez sustenta que só é possível que a independência atinja sua totalidade (isto é, não se limitando às vias militares e econômicas, mas chegando aos campos sociais e intelectuais) mediante o florescimento das formas de pensar não só oriundas da América latina, mas que digam sobre os modos de viver nesta localidade. Desta maneira, o pensamento filosófico latino-americano é herdeiro direto de nosso pensamento autóctone.
Título do Evento
I ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNB
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia da UnB
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MODESTO, Brennan Cavalcanti Maciel. O PENSAMENTO AUTÓCTONE E O DESENVOLVIMENTO DA FILOSOFIA LATINO-AMERICANA DESDE SIMÓN RODRÍGUEZ.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IEPGFilUnB/454886-O-PENSAMENTO-AUTOCTONE-E-O-DESENVOLVIMENTO-DA-FILOSOFIA-LATINO-AMERICANA-DESDE-SIMON-RODRIGUEZ. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

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