TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS E RACISMO ANTI-INDÍGENA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Publicado em 27/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0480-0

Título do Trabalho
TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS E RACISMO ANTI-INDÍGENA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Autores
  • Débora Evely Ramos de Oliveira
  • Marcelo Calegare
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT2 - Educação e processos formativos no enfrentamento à violência e discriminação
Data de Publicação
27/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iedhamazonia/791310-trajetorias-de-escolarizacao-de-estudantes-indigenas-e-racismo-anti-indigena-na-universidade-federal-do-amazonas
ISBN
978-65-272-0480-0
Palavras-Chave
Vivência acadêmica; Racismo anti-indígena; Identidades indígenas.
Resumo
A diversidade étnica indígena que caracteriza o cenário amazônico desempenha um papel de destaque na identidade cultural regional. Entretanto, nos questionamos a respeito da vivência acadêmica de indígenas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e suas experiências nesse ambiente. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os significados atribuídos à trajetória de escolarização e vivências de racismo anti-indígena por estudantes indígenas de graduação da UFAM. Definem-se como objetivos específicos: investigar como esses estudantes atribuem significado à sua trajetória de escolarização, compreender as dificuldades enfrentadas e as vivências de racismo anti-indígena, além de identificar as estratégias de enfrentamento para manterem-se na universidade. Este estudo, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, está utilizando de instrumentos como conversas informais e entrevistas de narrativa aberta, com transcrição e análise do conteúdo coletado. A pesquisa está em andamento na UFAM, campus Manaus. Resultados parciais indicam que o racismo na universidade gera isolamento social, ansiedade e desafios acadêmicos, prejudicando o desenvolvimento integral dos estudantes indígenas. A análise completa está em desenvolvimento, exigindo mais dados para respostas abrangentes.
Título do Evento
I EDHAMAZONIA - Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do I Edhamazonia: Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Débora Evely Ramos de; CALEGARE, Marcelo. TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS E RACISMO ANTI-INDÍGENA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.. In: Anais do I Edhamazonia: Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iedhamazonia/791310-TRAJETORIAS-DE-ESCOLARIZACAO-DE-ESTUDANTES-INDIGENAS-E-RACISMO-ANTI-INDIGENA-NA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DO-AMAZONAS. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes