REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CENÁRIO SURDO: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE LINGUAGEM E IDENTIDADE

Publicado em 24/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-278-5

Título do Trabalho
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CENÁRIO SURDO: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE LINGUAGEM E IDENTIDADE
Autores
  • Jéssica Camila Lima Xavier
  • Taísa Aparecida Carvalho Sales
Modalidade
PÔSTERES
Área temática
Educação Bilíngue de Surdos
Data de Publicação
24/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/icongressopslscurriculo/292852-reflexoes-sobre-a-educacao-bilingue-no-cenario-surdo--entrelacamentos-entre-linguagem-e-identidade
ISBN
978-65-5941-278-5
Palavras-Chave
PALAVRAS-CHAVE: Surdez. Linguagem. Bilinguismo.
Resumo
A língua de sinais é essencial para a comunicação das pessoas surdas, visto que já existem pesquisas que apontam que os surdos processam melhor a língua viso-gestual do que a oral-auditiva. Sabe-se ainda que o surdo que vive dentro da comunidade surda tem maiores chances de ter introjetado em si, além da sua língua natural, a cultura e a identidade surda, processos de extrema importância para a identificação e pertencimento do sujeito. Apresenta-se um sutil resgate histórico da educação de surdos, percorrendo a época do Oralismo com sua cruel proibição do uso das línguas de sinais até a chegada da Educação Especial. Aborda, ainda, situações intrínsecas à compreensão da importância da aprendizagem da língua de sinais, ancoradas já nos primeiros contatos com a comunidade surda. E evidencia o cenário bilíngue em seu tímido progresso no tocante à falta de profissionais capacitados para encabeçar esse processo. O objetivo do estudo é apresentar um panorama da educação de surdos com base no ensino bilíngue, lançando mão de um breve resgate histórico sobre a educação de surdos, para, com isso, suscitar reflexões acerca dos temas aqui ligados a ela, tais como linguagem, identidade e bilinguismo. A prática do bilinguismo explicitada tem como prioridade o ensino da língua de sinais como primeira língua (no caso do Brasil, o uso da Libras) para depois ter introduzida a língua portuguesa na aquisição da modalidade escrita. Este estudo ancora-se nos estudos de pesquisadores da surdez, aquisição de linguagem e identidade, dentre os quais Perlin (1998), Sacks (1999), Quadros e Karnopp (2004) e Strobel (2008). A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico baseada em Gil (1999). Os resultados obtidos fomentam a reflexão no intuito de que o direito que as pessoas surdas têm de serem bilíngues seja respeitado.
Título do Evento
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
Título dos Anais do Evento
Anais do Primeiro Congresso Internacional sobre o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

XAVIER, Jéssica Camila Lima; SALES, Taísa Aparecida Carvalho. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CENÁRIO SURDO: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE LINGUAGEM E IDENTIDADE.. In: Anais do Primeiro Congresso Internacional sobre o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Anais...Brasília(DF) Plataforma do Youtube - UnB - CAPES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ICongressoPSLSCurriculo/292852-REFLEXOES-SOBRE-A-EDUCACAO-BILINGUE-NO-CENARIO-SURDO--ENTRELACAMENTOS-ENTRE-LINGUAGEM-E-IDENTIDADE. Acesso em: 05/07/2025

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