VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COM FOCO NO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA O BRASIL (AMEELS-BR)

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-054-5

Título do Trabalho
VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COM FOCO NO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA O BRASIL (AMEELS-BR)
Autores
  • Raquel Bezerra de Abreu
  • Antônio Augusto Ferreira Carioca
  • Helena Alves De Carvalho Sampaio
  • Cláudia Machado Coelho Souza De Vasconcelos
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Saúde Coletiva
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/icns/307394-validacao-do-instrumento-de-avaliacao-de-material-educativo-com-foco-no-letramento-em-saude-para-o-brasil--(ameel
ISBN
978-65-5941-054-5
Palavras-Chave
Educação em Saúde, Estudo de Validação, Letramento em Saúde.
Resumo
Introdução: A utilização de materiais educativos impressos da área da saúde é uma prática comum no Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto, vários estudos apontam para inadequações nesses materiais. Em outros países, as pesquisas de avaliação de materiais educativos impressos em saúde já constituem um campo explorado, mas no Brasil são encontrados poucos estudos. Objetivo: Validar o conteúdo do Instrumento de Avaliação de Materiais Educativos Impressos com foco no Letramento em Saúde para o Brasil (AMEELS-BR). Metodologia: Estudo metodológico descritivo, do tipo validação de conteúdo com a metodologia de Pasquali (2010), realizado com 14 docentes da área da saúde e da pedagogia, que avaliaram os itens do instrumento por meio de classificação item a item pela escala Likert. A concordância entre os juízes foi verificada de forma quantitativa por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Todos os participantes, que aceitaram participar do estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Dos 53 itens que compõem o instrumento, 39 itens obtiveram concordância dentro do nível estabelecido (IVC >0,78), enquanto 14 não obtiveram o nível de concordância necessário, com valores de IVC entre 0,54 e 0,77. Dessa forma, optou-se por reformular os itens que não atingiram o IVC necessário. Vale ressaltar que durante o processo de reformulação dos itens foram levados em conta os comentários e sugestões dos avaliadores, que envolveram questões como reformulação de redação, redução de texto, desmembramento de itens, agrupamento de itens, substituição de palavras, acréscimo de informações e semelhança entre itens. O instrumento final ficou com 55 itens, pois 02 itens foram subdivididos acatando recomendação dos juízes. Quanto à avaliação geral do instrumento, resultou em IVC=0,81, quando realizado por meio da soma de todos os IVC calculados separadamente dividido pelo número de itens considerado na avaliação. Portanto, o instrumento apresentou a concordância mínima para a verificação da validade de um novo instrumento que de uma forma geral não deve ser inferior a 0,8. Conclusão: O AMEELS-BR, de forma geral, foi considerado válido quanto ao seu conteúdo pelo painel de especialistas, apresentando índice de validade dentro dos parâmetros aceitáveis e podendo assim ser utilizado por gestores e profissionais de saúde para a avaliação e elaboração dos MEI.
Título do Evento
I Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Raquel Bezerra de et al.. VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COM FOCO NO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA O BRASIL (AMEELS-BR).. In: Anais do I Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ICNS/307394-VALIDACAO-DO-INSTRUMENTO-DE-AVALIACAO-DE-MATERIAL-EDUCATIVO-COM-FOCO-NO-LETRAMENTO-EM-SAUDE-PARA-O-BRASIL--(AMEEL. Acesso em: 03/06/2025

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