AVALIAÇÃO DE PERFIS DE ALIMENTAÇÃO INFANTIL NO INSTAGRAM

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-054-5

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE PERFIS DE ALIMENTAÇÃO INFANTIL NO INSTAGRAM
Autores
  • Gabriela Abdalah Santos Da Silva
  • ALESSANDRA CEDRO DA SILVA SANTOS
  • Daiane Duque Souza
  • Giovanna Soutinho Araújo
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Alimentos e Alimentação Coletiva
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/icns/306962-avaliacao-de-perfis-de-alimentacao-infantil-no-instagram
ISBN
978-65-5941-054-5
Palavras-Chave
Influencer. Alimentação infantil. Guia alimentar.
Resumo
Introdução: O instagram foi criado em 2010 e tem um bilhão de usuários ativos mensais. Além de ser uma plataforma de comunicação entre amigos, tornou-se uma estratégia de marketing. Há perfis com grande quantidade de seguidores que influenciam em vários aspectos. São muitas as pessoas que buscam por informações sobre alimentação infantil nessa rede social. Objetivo: Analisar o conteúdo dos posts sobre alimentação infantil publicada no instagram por influencers, com base nas recomendações do guia alimentar para população brasileira e o guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Metodologia: Pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. Foram analisados todos os posts sobre alimentação infantil de Janeiro a Junho de 2020, de oito perfis do instagram escolhidos por conveniência, esses perfis são de mulheres, brasileiras, com mais de 105 mil seguidores e não formadas em Nutrição. Para analisar os dados dos posts e comentários, foi utilizado um check-list, com base no guia alimentar da população brasileira e no guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Resultados: Das 159 publicações analisadas, a maioria não estava de acordo com as diretrizes de nenhum dos dois guias alimentares utilizados na pesquisa. Os assuntos que mais apareceram nas publicações foram o consumo de frutas, verduras e legumes e incentivo ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados como base da alimentação. Os assuntos menos abordados foram os temas: dar continuidade a amamentação, consumir água e incentivar o baixo uso de óleos, gorduras, sal e açúcar que apareceram em uma baixa frequência de vezes. Algumas publicações mostravam o consumo de alimentos ultraprocessados e faziam propaganda de alimentos de grandes redes de fast-food, motivando suas seguidoras a fazer o mesmo. Os posts que mais chamam atenção dos seguidores são aqueles que compartilham receitas, dicas e mostram como as mães lidam com as fases da maternidade no dia a dia. Em resposta às informações dos posts as seguidoras interagiam comentando sobre suas experiências, muitas vezes dizendo o que os filhos delas gostavam ou não e pedindo dicas e algumas vezes passando algumas dicas também. Conclusão: É possível concluir que a maioria das informações passadas pelas digitais influencers não estão de acordo com as diretrizes que o guia da população brasileira e o guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos trazem. Ainda que a maioria dos posts abordavam o consumo de frutas, verduras e legumes ou o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados como base da alimentação ainda há várias outras mães que oferecem alimentos ultraprocessados aos filhos e incentivam de alguma forma as suas seguidoras.
Título do Evento
I Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Gabriela Abdalah Santos Da et al.. AVALIAÇÃO DE PERFIS DE ALIMENTAÇÃO INFANTIL NO INSTAGRAM.. In: Anais do I Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ICNS/306962-AVALIACAO-DE-PERFIS-DE-ALIMENTACAO-INFANTIL-NO-INSTAGRAM. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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