INVESTIGAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE DOCENTES ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-054-5

Título do Trabalho
INVESTIGAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE DOCENTES ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR
Autores
  • Wellen Kallyne Lopes Pinheiro
  • Mary Aideê Félix de Oliveira
  • Kássia Héllen Vieira
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Alimentos e Alimentação Coletiva
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/icns/294311-investigacao-dos-habitos-alimentares-de-docentes-atraves-do-questionario-de-frequencia-alimentar
ISBN
978-65-5941-054-5
Palavras-Chave
Docentes. Alimentação coletiva. Consumo de alimentos.
Resumo
Introdução: as condições de trabalho às quais o ser humano é exposto estão ligadas a qualidade de vida, afetando sua saúde mental, emocional e física, favorecendo a instalação de patologias e comorbidades. As altas demandas de energia no trabalho levam a mudanças do hábito alimentar, contribuindo para que os trabalhadores optem por consumir alimentos altamente energéticos, ricos em açucares e de fácil preparo como embutidos e alimentos pré preparados. Objetivo: avaliar o hábito alimentar de docentes de uma instituição privada através do questionário de frequência alimentar. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de corte transversal, descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com docentes de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Montes Claros – MG. O questionário de frequência alimentar foi aplicado de forma online, através do Google forms. Os resultados desta pesquisa são dados parciais de um Trabalho de Conclusão de Curso. Os dados passaram por uma análise descritiva, por meio de suas distribuições de frequências absoluta e percentual através do programa software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Unidas do Norte de Minas sob o parecer de nº 4.195.716. Resultados: participaram 30 docentes, sendo 16 do sexo feminino e 14 do masculino. A média de idade dos participantes foi 39, 60 ±6,97. Quando questionados se houve alteração no hábito alimentar recentemente, 40% dos participantes alegaram não terem feito alterações no seu hábito alimentar e 36,7% alterou o hábito buscando perda de peso. Quanto ao uso de suplementos e ou vitaminas, 60% dos participantes não utilizam. Quanto ao consumo de vegetais, 26,7% dos docentes consomem alface 2 vezes na semana, 23,3% consomem tomate todos os dias da semana, 20% consomem cenoura/beterraba e abóbora 5 vezes na semana, outros legumes (abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, etc.) são consumidos 2 vezes na semana por 23,3%, 36,7% não consomem acelga, couve, espinafre, rúcula e agrião em nenhum dia. Em relação ao consumo de frutas, 30% consomem laranja, mexerica ou abacaxi 2 vezes na semana, 20% consomem banana todos os dias, 40% não consomem melão e melancia nenhuma vez na semana e 46,7% não consomem mamão na semana, 56,7% e 60% não consomem na semana goiaba e abacate respectivamente. Conclusão: de modo geral, conclui-se que devido a extensas jornadas de trabalho os docentes apresentam baixo consumo de verduras, legumes e frutas. Esse cenário sugere uma atenção especial à alimentação desta classe, pois os maus hábitos refletem diretamente na produção, saúde mental, social e, acompanhados de altos níveis de estresse, favorecem a instalação de patologias.
Título do Evento
I Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Wellen Kallyne Lopes; OLIVEIRA, Mary Aideê Félix de; VIEIRA, Kássia Héllen. INVESTIGAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE DOCENTES ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR.. In: Anais do I Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ICNS/294311-INVESTIGACAO-DOS-HABITOS-ALIMENTARES-DE-DOCENTES-ATRAVES-DO-QUESTIONARIO-DE-FREQUENCIA-ALIMENTAR. Acesso em: 14/09/2025

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