MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA CADERNETA DE SAÚDE: POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA CADERNETA DE SAÚDE: POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE
Autores
  • Hagar de Lara Tibúrcio de Oliveira
  • Simone do Socorro da Silva Fontel
Modalidade
GT 22-Currículo e formação docente no contexto da educação básica
Área temática
Multidisciplinar
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873435-marcos-do-desenvolvimento-infantil-na-caderneta-de-saude--possibilidade-de-aperfeicoamento-da-pratica-docente
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Educação Infantil; Desenvolvimento; Neurociência.
Resumo
Com base nas informações contidas na caderneta de saúde, que registra os marcos de desenvolvimento infantil, abordando aspectos psicomotores, cognitivos e emocionais, ainda que não faça menção à neurociência, é de extrema importância, essa ferramenta para rastrear os aspectos da saúde e desenvolvimento da criança. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo promover o conhecimento de neurociência básica a partir das etapas do neurodesenvolvimento abordado nas cadernetas de saúde como material de apoio aos profissionais da educação infantil. Neste estudo de natureza qualitativa, foram aplicados questionários com vinte quatro crianças de ambos os sexos na faixa etária de 2 a 3 anos, acerca das etapas do neurodesenvolvimento por meio das informações postas nas cadernetas de saúde, tendo como base a técnica de campo. Com base na análise dos dados, constatou-se que 81% das crianças na faixa etária atingiram os critérios estabelecidos como necessários para um desenvolvimento adequado, conforme as orientações da caderneta de saúde, enquanto 19% não alcançaram esses marcos. É perceptível um predomínio de crianças que apresentam todos os indicadores esperados para sua faixa etária. Ademais, é importante ressaltar que a atenção dada aos aspectos do desenvolvimento infantil por meio das questões colocadas na caderneta, possibilita a identificação precoce de possíveis atrasos ou patologias infantis, sendo que havendo intervenção rápida pode oferecer sucesso nos prognósticos. Esse conhecimento disseminado na educação infantil pode contribuir para a prevenção de problemas maiores. Além disso, cabe deixar como sugestão: a realização de formações com foco no referido tema. Assim como também acesso ao podcast, (fruto deste estudo) com as informações clara e objetiva sobre o neurodesenvolvimento, com base nos princípios da neurociência aplicados ao desenvolvimento infantil. Dessa maneira, por meio das iniciativas colocadas, os professores terão acesso a uma fonte confiável de informações, facilitando a construção de uma conexão entre a Neurociência e a Educação, contribuindo assim para uma educação de qualidade nessa faixa etária tão importante do desenvolvimento humano.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Hagar de Lara Tibúrcio de; FONTEL, Simone do Socorro da Silva. MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA CADERNETA DE SAÚDE: POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873435-MARCOS-DO-DESENVOLVIMENTO-INFANTIL-NA-CADERNETA-DE-SAUDE--POSSIBILIDADE-DE-APERFEICOAMENTO-DA-PRATICA-DOCENTE. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes