APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADO AO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADO AO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autores
  • Leticia Stolk Perdoná
  • Daniele Cristina Dos Santos Brum
  • Mainara Figueiredo Cascaes
  • Michele Coral Dutra
  • Viviane Mottin
Modalidade
GT 51-Práticas educacionais: sustentabilidade e direitos humanos
Área temática
Multidisciplinar
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873278-aprendizagem-baseada-em-projetos-aplicado-ao-itinerario-formativo-de-ciencias-da-natureza
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Investigação científica, empreendedorismo, reciclagem.
Resumo
A abordagem metodológica baseada em projetos se destaca como uma estratégia dinâmica de ensino aprendizagem, pois ao reunir teoria e prática promove aprendizagem autônoma e aplicação dos conhecimentos em situações concretas, preparando os estudantes para os desafios acadêmicos e profissionais. Essa abordagem está alinhada aos desafios propostos pelo novo ensino médio, em especial para a condução dos itinerários formativos (IFA) baseados em quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. O objetivo deste relato é apresentar a estrutura pedagógica da aprendizagem baseada em projetos no âmbito do itinerário formativo de ciências da natureza. O IFA de Ciências da Natureza do Colégio Unesc foi desenvolvido com seis turmas da 2ª série do Ensino Médio nos anos de 2022, 2023 e 2024. Ao longo deste período foram desenvolvidos oito projetos: reciclagem de papel e tampinhas de garrafa PET, retirada de ouro de componentes eletrônicos, retirada de prata de CDs e de lâminas de raio-x, criação de cisterna para reciclar as águas das chuvas e reciclagem de óleo de cozinha para fabricação de sabão, desmoldante de concreto e vaselina. O projeto de reciclagem do óleo de cozinha estruturou-se sobre os eixos de investigação científica e empreendedorismo. Os estudantes investigaram o ciclo de produção e consumo do óleo de cozinha e seus impactos ambientais, além de explorar soluções de reciclagem existentes. Depois, estabeleceram parceria com a Empresa Bio-óleo e iniciaram campanha de coleta e venda de óleo usado. Em laboratório realizaram os testes químicos e aprofundaram conceitos sobre reações químicas e soluções para fabricação de desmoldante e vaselina. Os produtos finais foram testados em borracharias da região e no instituto de pesquisa da Unesc, com feedbacks positivos quanto a qualidade e eficiência dos produtos de origem reciclada em contraponto com os comercias. Este projeto desenvolveu o senso de comunidade dos alunos, capacitando-os a construir suas identidades e demonstrar independência na escolha das melhores estratégias para cada etapa. A aprendizagem, portanto, é bem-sucedida quando autogerada pelos alunos e mediada pelo professor, resultando em experiências inovadoras e transformadoras.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERDONÁ, Leticia Stolk et al.. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADO AO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873278-APRENDIZAGEM-BASEADA-EM-PROJETOS-APLICADO-AO-ITINERARIO-FORMATIVO-DE-CIENCIAS-DA-NATUREZA. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes