MARY KAY E O EMPODERAMENTO FEMININO: O CASO DAS DIRETORAS DO CARRO ROSA

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
MARY KAY E O EMPODERAMENTO FEMININO: O CASO DAS DIRETORAS DO CARRO ROSA
Autores
  • Jucelia FRIZON
  • Teresa Cristina Pereira Eugénio
  • LETÍCIA AMANDA PROLO
Modalidade
GT 06-Mundos do trabalho na ibero-américa: resistência, trabalho e lutas na contemporaneidade
Área temática
Ciências sociais aplicadas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873247-mary-kay-e-o-empoderamento-feminino--o-caso-das-diretoras-do-carro-rosa
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Empreendedorismo feminino; ramo de cosméticos, Diretora Executiva de vendas; May Kay
Resumo
O redirecionamento do discurso feminista na década de 70 trouxe ao cenário social e cultural reivindicações das mulheres, incluindo o direito à sua inserção e permanência no mercado de trabalho. Ao se reconhecerem como sujeitos de direitos, as mulheres passaram a ocupar espaços antes tidos como reservados ao público masculino. Tais fatores, aliados à necessidade de conciliar o universo da casa com a atividade laboral, indubitavelmente foram decisivos para impulsionar a atividade empreendedora do público feminino, bem como sua própria condição de agente de transformação. Ao pensar sobre tais aspectos, com a presente pesquisa buscou-se compreender os desafios que mulheres, diretoras de vendas da Mary Kay enfrentaram e ainda enfrentam para atuarem no ramo de cosméticos e se tornarem diretoras executivas. As sujeitas sociais foram três Diretora Executiva de vendas, que já conquistaram o “carro rosa”, com faixa etária entre 44 e 46 anos de idade, e atuantes no sudoeste do Paraná. A abordagem de pesquisa é a qualitativa tendo como método a história oral temática. Para fins de coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas destaca-se que a inserção destas no ramo de cosméticos foi por vontade de mudar de vida, de empreender, e de ter mais liberdade, voz, condições financeiras e tempo com a família. Elas apontam ter encontrado isso no plano de trabalho independente oferecido pela Mary Kay. Um desafio apontado pelas entrevistadas é que ao ingressar nesse ramo, é comum começar oferecendo os produtos para amigos, conhecidos e familiares, no entanto, quando essa rede de contatos se esgota, surge o desafio de encontrar novas pessoas interessadas em ouvir e confiar nos produtos oferecidos. Elas apontam que sofreram, preconceito de ordem social, pelo desconhecimento que em geral as pessoas têm sobre o mercado de cosméticos e que muitas foram denominadas de “vendedora ambulantes", sendo considerada por parte da sociedade como uma atividade de menor importância. Por fim, tem-se consciência de que não esgotou-se o assunto com os resultados alcançados, mas pretende-se que eles sirvam de contribuição a outros trabalhos pertinentes ao tema empreendedorismo feminino no mercado de cosméticos.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRIZON, Jucelia; EUGÉNIO, Teresa Cristina Pereira; PROLO, LETÍCIA AMANDA. MARY KAY E O EMPODERAMENTO FEMININO: O CASO DAS DIRETORAS DO CARRO ROSA.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873247-MARY-KAY-E-O-EMPODERAMENTO-FEMININO--O-CASO-DAS-DIRETORAS-DO-CARRO-ROSA. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes