O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Autores
  • sandra Helena Bernardo da Silva
  • Rodrigo Rodrigues de Freitas
Modalidade
GT 67-Gênero, educação, trabalho, direitos humanos e a interseccionalidade étnica racial
Área temática
Linguística, letras e artes
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873213-o-protagonismo-da-crianca-negra-nos-livros-de-literatura-infantil-brasileira-em-espacos-formais-de-educacao
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Literatura infantil; Representatividade negra; Educação.
Resumo
Vivemos em uma sociedade onde o racismo é velado e a literatura infantil desempenha um papel fundamental na construção e/ou desconstrução do preconceito racial. Diante desse contexto, foram elaboradas as seguintes questões de pesquisa: Como a literatura voltada às crianças aborda a diversidade étnico-racial e a cultura do povo negro? Esta literatura perpetua o eurocentrismo? Quais papéis são atribuídos aos personagens negros? Para responder a essas perguntas, realizou-se uma busca nas bases de dados Periódicos CAPES e Google Acadêmico, utilizando como descritores: "protagonismo negro", "literatura infantil" e "representatividade negra". O resultado final foi a seleção de 34 artigos. Posteriormente, foram estabelecidos critérios de inclusão, restringindo a seleção para artigos em português publicados entre 2020 e 2024. Os critérios de exclusão adotados foram teses, dissertações, resenhas de livros, estudos sem relevância para os temas propostos e artigos duplicados. Após aplicar esses filtros, foram analisados 5 artigos. Para o tratamento da análise nas obras foram observados a produção textual, os valores culturais, os corpos, os fenótipos como: o tom da cor de pele, lábios grandes e carnudos, cabelos pretos e ondulados/ crespos, sobrancelhas grossas, nariz com dorso largo. Os resultados obtidos revelam que o mercado editorial está mais atento ao enredo das narrativas, as imagens e a representação dos personagens, valorizando a beleza negra e a cultura afro-brasileira. As crianças são retratadas de forma positiva, destacando-se pelo intelecto, vestimentas e valorização da identidade afro-brasileira. No entanto, uma das obras amplamente utilizadas no ambiente escolar perpetua estereótipos raciais, reforçando a cor da pele e desvalorizando a cultura afro-brasileira. Isso impossibilita a construção identitária das crianças negras, especialmente considerando que os personagens principais não possuem nome. Essa constatação evidencia a necessidade de ampliar o acesso a literatura infantil com representatividade negra que promova as relações étnicas-raciais, apoiando a construção identitária nos espaços escolares.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, sandra Helena Bernardo da; FREITAS, Rodrigo Rodrigues de. O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873213-O-PROTAGONISMO-DA-CRIANCA-NEGRA-NOS-LIVROS-DE-LITERATURA-INFANTIL-BRASILEIRA-EM-ESPACOS-FORMAIS-DE-EDUCACAO. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes