A MERITOCRACIA NO ÂMBITO ESCOLAR: DENTRO DE UMA PERSPECTIVA E VISÃO MARXISTA

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
A MERITOCRACIA NO ÂMBITO ESCOLAR: DENTRO DE UMA PERSPECTIVA E VISÃO MARXISTA
Autores
  • Marcel Martins Guarezi
  • Patricia Pereira Assumpção
Modalidade
GT 08-Estudos na perspectiva histórico-cultural
Área temática
Ciências humanas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873182-a-meritocracia-no-ambito-escolar--dentro-de-uma-perspectiva-e-visao-marxista
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Classe trabalhadora; Educação; Conhecimento; Meritocracia
Resumo
O presente trabalho busca discutir a meritocracia, ou sua falácia, dentro dos espaços escolares e acadêmicos de forma que se institui, em muitos casos, privilégios sociais no acesso ao conhecimento. Nessa perspectiva meritocrática, buscamos fundamentar na visão marxista e na luta de classes, entender as relações que crianças, adolescentes e adultos estão condicionados na inserção educacional no Brasil. Um país com contrates continentais que englobam para além das questões sociais, culturais, históricas e econômicas. O acesso à educação pública, gratuita e de qualidade ainda é uma realidade distante pelo sucateamento e formação de massa trabalhadora em um ideário neoliberal. Ainda constatamos um elitismo no âmbito do conhecimento, principalmente nas universidades públicas e os meios de acesso a esses espaços acadêmicos. A formação intelectual ainda é direcionada a uma minoria que ocupa e possui condições em permanecer e ter a educação como principal forma de manutenção do status quo. Enquanto a classe trabalhadora dispõe da precariedade dos sistemas de ensino pública e são direcionadas a formação de mão de obra, as classes dominantes desfrutam de espaços de privilégios no meio acadêmico, social e cultural. Isso se mantém evidente no contraste na formação das desigualdades no Brasil, na dominação das elites econômicas, no direcionamento das políticas públicas da classe trabalhadora, nas reformas nos sistemas de ensino e na formação de crianças e adolescentes. Os impactos do capitalismo na educação se refletem principalmente na formação educacional, que segregam e evidenciam as disparidades sociais e sua inclusão no campo científico e acadêmico. As estruturas de poder estão evidentemente interligadas para que o trabalhador seja mais uma mão de obra qualificada do que um detentor de criticidade por meio daquilo que produz, seja de conhecimento nos bancos acadêmicos ou do trabalho desempenhado de suas funções.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUAREZI, Marcel Martins; ASSUMPÇÃO, Patricia Pereira. A MERITOCRACIA NO ÂMBITO ESCOLAR: DENTRO DE UMA PERSPECTIVA E VISÃO MARXISTA.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873182-A-MERITOCRACIA-NO-AMBITO-ESCOLAR--DENTRO-DE-UMA-PERSPECTIVA-E-VISAO-MARXISTA. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

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