SUPER-INSETOS NA SALA DE AULA: TRANSFORMANDO INSETOS EM HEROIS DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
SUPER-INSETOS NA SALA DE AULA: TRANSFORMANDO INSETOS EM HEROIS DO MEIO AMBIENTE
Autores
  • Rayssa Santana
  • Emylainy Ferrari Tibincoski
  • Gabriel Peruchi
  • Leonardo Fregnani Vieira
  • NICOLE GONÇALVES
  • Tiago Fernandes de Mello da Rosa
  • Mainara Figueiredo Cascaes
Modalidade
GT 03-Educação ambiental, sustentabilidade e crise climática
Área temática
Ciências biológicas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873098-super-insetos-na-sala-de-aula--transformando-insetos-em-herois-do-meio-ambiente
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Ensino-aprendizagem, educação ambiental, biodiversidade
Resumo
O ensino de insetos na educação básica é frequentemente focado na memorização de características físicas e aspectos negativos, como a transmissão de doenças e pragas agrícolas, o que dificulta a compreensão dos estudantes sobre a biodiversidade e os importantes serviços ecossistêmicos prestados por esses animais. Para mudar essa visão, o projeto de extensão "Super-insetos" foi desenvolvido para sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre o papel dos insetos nos ecossistemas. O projeto foi realizado com turmas do 3º ano da E.M.E.F. Maria Arlete Bitencourt Lodetti, em Içara, por acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Unesc. Durante o projeto, diversos recursos didáticos foram utilizados para ensinar os alunos a identificar insetos, aprender sobre suas características, entender seu crescimento e sua importância ecológica. Após essas atividades expositivas e participativas, os estudantes foram incentivados a criar seu próprio "super-inseto" para resolver um problema ambiental local, identificado por eles mesmos. A avaliação das atividades incluiu a observação do inseto escolhido, o problema ambiental apontado e a relação entre os poderes atribuídos ao inseto e a resolução do problema. Os insetos mais utilizados como inspiração pelos estudantes foram Lepidoptera (12), Hymenoptera (9), Orthoptera (7), Coleoptera (6), Diptera (4), Mantodea (1), Hemiptera (1) e Blattodea (1). Os problemas ambientais mais citados foram lixo (30), poluição atmosférica (16), poluição em geral (14), desmatamento (11), dengue (6), queimadas (5), poluição sonora (4), desperdício de água (1), saneamento básico (1) e maus tratos aos animais (1). Aproximadamente metade das crianças conseguiu atribuir superpoderes proporcionais às características dos insetos que poderiam ser usados para resolver os problemas identificados. Os resultados do projeto destacam a importância de abordar temas ambientais e de biodiversidade no contexto educacional, promovendo a conscientização e o engajamento dos alunos em questões ambientais. O reconhecimento dos problemas ambientais mais relevantes para os estudantes e a indicação dos insetos com os quais eles se identificam podem servir como base para desenvolver atividades educativas mais eficazes. Assim, os dados obtidos oferecem subsídios valiosos para a elaboração de estratégias pedagógicas que visem a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Rayssa et al.. SUPER-INSETOS NA SALA DE AULA: TRANSFORMANDO INSETOS EM HEROIS DO MEIO AMBIENTE.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873098-SUPER-INSETOS-NA-SALA-DE-AULA--TRANSFORMANDO-INSETOS-EM-HEROIS-DO-MEIO-AMBIENTE. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes