DOCÊNCIA NA ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA: CURSO DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO MODELO DE EDUCAÇÃO 4.0

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
DOCÊNCIA NA ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA: CURSO DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO MODELO DE EDUCAÇÃO 4.0
Autores
  • Silvana Rodrigues de Souza Sato
  • SÉRGIO RICARDO TROMBETTA
Modalidade
GT 09-Concepções, políticas e práticas de formação de professores
Área temática
Ciências humanas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873045-docencia-na-academia-da-policia-militar-de-santa-catarina--curso-de-formacao-na-perspectiva-do-modelo-de-educacao
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Educação 4.0; Inovação; Polícia Militar; Docência; Tecnologia.
Resumo
Não é de hoje que os métodos relacionados à formação e aprimoramento educacionais são analisados, avaliados e pensados visando o máximo aproveitamento e excelência do processo de ensino e aprendizagem. O uso de tecnologias potencializou tal debate, na busca por modernizar as ferramentas ora tão obsoletas e,às vezes, ultrapassadas nas salas de aula. O modelo de Educação 4.0 traz para o debate e as ações procedimentos, processos e sistemas para buscar pensar de forma mais eficiente o fazer educacional, utilizando recursos tecnológicos para incrementar resultados. É inspirado por esse cenário, que a Educação 4.0 abarca o preceito inovador e adaptativo aos atores envolvidos (discentes, docentes, coordenadores), utilizando metodologias ativas, programas e games na busca por aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Nessa esteira, na Academia da Polícia Militar da Trindade (APMT), local de formação dos policiais catarinenses, não foi diferente, tendo o intuito de aprender sob a ótica dos princípios de tal modelo, foi ofertado em 2023 um curso para capacitação dos docentes que lecionariam no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Polícia Militar. O aporte teórico do presente estudo versou sobre os princípios basilares ligados a Educação 4.0 e vinculados à formação docente. A metodologia classifica-se como de abordagem quali-quantitativa. A partir desse aporte teórico-metodológico foi possível construir um breve perfil dos participantes e analisar dados relacionados com os pilares da Educação 4.0, a saber: personalização, colaboração, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem ao longo da vida. Por serem professores experientes no fazer docente, foi possível constatar a importância de discussões a partir de exemplos concretos referentes às ações militares e os princípios do conceito, considerando que muitas vezes estes se fundem no fazer-saber policial.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SATO, Silvana Rodrigues de Souza; TROMBETTA, SÉRGIO RICARDO. DOCÊNCIA NA ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA: CURSO DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO MODELO DE EDUCAÇÃO 4.0.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873045-DOCENCIA-NA-ACADEMIA-DA-POLICIA-MILITAR-DE-SANTA-CATARINA--CURSO-DE-FORMACAO-NA-PERSPECTIVA-DO-MODELO-DE-EDUCACAO. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

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