O DIREITO À CIDADE E OS CONFLITOS TERRITORIAIS E URBANOS EM CRICIÚMA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA APLICABILIDADE DOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA.

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
O DIREITO À CIDADE E OS CONFLITOS TERRITORIAIS E URBANOS EM CRICIÚMA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA APLICABILIDADE DOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA.
Autores
  • Marcio Teza de Bona
  • Daniel Ribeiro Preve
  • JULIANA DE MATOS BARBOSA
  • Ana Carolini Fernandes Uggioni
  • Davi Miranda Menegasso
  • Gabriel Cesar Costa
  • João Batista Costa
  • Guilherme Gonçalves dos Santos
Modalidade
GT 31-Direitos da natureza e justiça climática
Área temática
Ciências sociais aplicadas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873018-o-direito-a-cidade-e-os-conflitos-territoriais-e-urbanos-em-criciuma--uma-analise-a-partir-da-aplicabilidade-dos-
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Conflitos territoriais; direito à cidade; ecologia integral; política urbana.
Resumo
A urbanização das cidades brasileiras aconteceu praticamente sem planejamento e à margem de políticas públicas adequadas, o que, somado às desigualdades sociais no país, promoveu inúmeras dificuldades para o acesso de parcela da população urbana aos serviços públicos mais básicos. Desta forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade e a eficácia dos instrumentos da política urbana, com base no Direito à Cidade e na ecologia integral, em relação aos conflitos territoriais e urbanos na cidade de Criciúma/SC. Aponta-se como objetivos específicos: investigar a eficácia das políticas públicas urbana e habitacional realizadas, enquanto instrumentos de desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e do direito ao meio ambiente sustentável; sistematizar a legislação e as experiências, em relação ao Direito à Cidade e, consequentemente, ao desenvolvimento e aplicação de políticas de sustentabilidade urbana e ambiental, tendo como premissa a democracia participativa no espaço urbano; estudar parâmetros possíveis, para o desenvolvimento de políticas urbanas e habitacionais, que tenham como lastro a prática da ecologia integral, na perspectiva de que ela (ecologia) não pode ser apenas verde, somente humana ou apenas animal, mas capaz de enxergar todas as conexões ao mesmo tempo: a destruição de uma floresta ou de um espaço natural, o assoreamento de rios, a reciclagem do lixo, a coleta de esgoto, a ocupação desordenada do solo urbano, o aumento no preço dos alimentos, a dispersão em razão de eventos climáticos extremos, entre outros. Neste contexto, como os instrumentos da política urbana, a partir da legislação, gestão, planejamento e da ecologia integral, podem contribuir para reduzir as desigualdades estruturais que marcam as cidades brasileiras e promover a melhora de vida de todos os seres? Verifica-se como hipótese que os conflitos territoriais e urbanos são dirimidos, quando da participação efetiva da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e implementação das políticas urbanas e habitacionais. Com um método de abordagem analítico, procedimento bibliográfico, documental e estudo de caso e análise comparada, busca-se a sistematização e formulação de instrumentos que possam contribuir para a produção de cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e ecologicamente integrais.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BONA, Marcio Teza de et al.. O DIREITO À CIDADE E OS CONFLITOS TERRITORIAIS E URBANOS EM CRICIÚMA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA APLICABILIDADE DOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA... In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873018-O-DIREITO-A-CIDADE-E-OS-CONFLITOS-TERRITORIAIS-E-URBANOS-EM-CRICIUMA--UMA-ANALISE-A-PARTIR-DA-APLICABILIDADE-DOS-. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes