ARTE E RECICLAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SÃO JOSÉ - SC.

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
ARTE E RECICLAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SÃO JOSÉ - SC.
Autores
  • Maykell Rodrigues Martins
  • Maciel Trajano Santana
  • Yáskara Fabiola Monteiro Marques Leite
Modalidade
GT 60-Trabalho educativo na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Área temática
Linguística, letras e artes
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/872786-arte-e-reciclagem--uma-experiencia-com-os-estudantes-do-centro-de-educacao-de-jovens-e-adultos-de-sao-jose---sc
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Arte; Reciclagem; Responsabilidade Ambiental; Educação de Jovens e Adultos.
Resumo
O trabalho proposto busca integrar arte e reciclagem como meio de estimular o desenvolvimento criativo e promover a conscientização ambiental entre os/as estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de São José, SC. Inspirado pelo documentário "Lixo Extraordinário", que documenta o trabalho do artista Vik Muniz no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o objetivo principal é ampliar o senso crítico dos/as estudantes e familiarizá-los com diversos/as artistas clássicos/as, como Emiliano Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Aldemir Martins, Vicente do Rego Monteiro e Lasar Segall. O mecanismo adotado envolve a utilização de materiais recicláveis obtidos a partir da reutilização de resíduos, incentivando os/as alunos/as a explorarem seu potencial artístico através da criação de releituras de obras clássicas utilizando esses materiais. Além de estimular a criatividade, o trabalho visa desenvolver responsabilidade social e ambiental nos estudantes, conscientizando-os sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Os dados coletados incluem não apenas o desenvolvimento das habilidades artísticas dos/as discentes, mas também a promoção de uma maior consciência sobre questões ambientais e sociais. Acredita-se que iniciativas educacionais como essa podem desempenhar um papel crucial na formação de cidadãos/as mais conscientes e engajados/as com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Com isso, conclui-se que a integração entre arte e reciclagem não apenas enriquece o ensino de Arte, proporcionando uma visão mais ampla e crítica das obras clássicas, mas também contribui para formar indivíduos/as que compreendem e valorizam a importância da conservação dos recursos naturais. Essa abordagem pedagógica não só fortalece o currículo escolar, mas também prepara os/s estudantes para serem agentes de mudança positiva em suas comunidades e além.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Maykell Rodrigues ; SANTANA, Maciel Trajano; LEITE, Yáskara Fabiola Monteiro Marques. ARTE E RECICLAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SÃO JOSÉ - SC... In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/872786-ARTE-E-RECICLAGEM--UMA-EXPERIENCIA-COM-OS-ESTUDANTES-DO-CENTRO-DE-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-DE-SAO-JOSE---SC. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes