A TEORIA DA COMPLEXIDADE EM EGAR MORIN E SUA CONTRIBUIÇÃO NORTEADORA AO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O BEM VIVER

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
A TEORIA DA COMPLEXIDADE EM EGAR MORIN E SUA CONTRIBUIÇÃO NORTEADORA AO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O BEM VIVER
Autores
  • Jucelia Tramontin Dalpiás
  • Rosiane de Matos Scariot
  • Ana Paula Cittadin
  • Daniela Pescador Giusti
  • Cristina Souza da Silva
  • Paula Reis
  • Patrícia Maciel Magagnin
  • Terezinha Boff Ribeiro
Modalidade
GT 29-Educação ambiental para a sustentabilidade
Área temática
Multidisciplinar
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/872306-a-teoria-da-complexidade-em-egar-morin-e-sua-contribuicao-norteadora-ao-processo-da-educacao-inclusiva-e-o-bem-vi
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Palavras Chave: Educação Inclusiva; Teoria da Complexidade; Edgar Morin
Resumo
O processo da Educação Inclusiva vem passando por transformações ao longo dos anos, após debates, discussões e reinvindicações, políticas públicas e muitos direitos foram conquistados. Porém, o essencial ainda está em processo, que é tornar a inclusão efetiva nas salas de aula. Muitos desafios ainda precisam ser superados, sendo o maior deles, a compreensão de que o processo de Educação Inclusiva não acontece de maneira mecânica e homogênea, onde as crianças adentram nos espaços escolares necessitando se adaptar com salas lotadas, com materiais pedagógicos escassos, docentes sem formação na área, espaços inadequados, ambientes cujo os paradigmas conservadores e tradicionais não atendem as necessidades não somente das crianças com necessidades específicas, mas de todas as outras que ali estão. Dessa forma, Morin a partir da teoria da complexidade, nos propõe repensar ações e processos para além das fronteiras do isolamento, que fragmentam todo o processo, mas, superar as disjunções disciplinares que mutilam, trazendo sofrimento e aflição aos sujeitos e seus familiares. O processo de Educação Inclusiva pautado na teoria da complexidade Moriniana, traz em sua essência a compreensão do sujeito como um todo; que não pode ser compreendido de maneira isolada, mas precisa de entendimento na constituição desse ser, desde sua concepção até os dias atuais, suas determinações físicas, culturais, sociais e sua história, precisam ser vistas e respeitadas. Tal olhar vai distinguir, por apresentar especificidades, mas não separar. Compreender essa incompletude que nos envolta, pode ser o caminho para buscar novas faces na compreensão da complexidade do ser e novos rumos na incompletude do saber, visionando ações emergentes para uma nova sociedade pautada no Bem Viver que agrega, não divide; que respeita, não exclui; que une, não fragmenta; que distingue, mas não separa, que cuida e não destrói, personificando assim, novos olhares entrelaçados em diálogos construtores de um mundo mais humano pautado na pedagogia da esperança em um grande laboratório sistêmico da vida.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DALPIÁS, Jucelia Tramontin et al.. A TEORIA DA COMPLEXIDADE EM EGAR MORIN E SUA CONTRIBUIÇÃO NORTEADORA AO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O BEM VIVER.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/872306-A-TEORIA-DA-COMPLEXIDADE-EM-EGAR-MORIN-E-SUA-CONTRIBUICAO-NORTEADORA-AO-PROCESSO-DA-EDUCACAO-INCLUSIVA-E-O-BEM-VI. Acesso em: 16/07/2025

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