A ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E NEOLIBERALISMO PARA A (DE)FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
A ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E NEOLIBERALISMO PARA A (DE)FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
  • MAICOM ADÃO ESTEVÃO
Modalidade
GT 09-Concepções, políticas e práticas de formação de professores
Área temática
Ciências humanas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/863875-a-articulacao-entre-curriculo-e-neoliberalismo-para-a-(de)formacao-de-professores
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Formação de Professores; Neoliberalismo; Currículo.
Resumo
Diante das fragmentações e reconfiguração na educação básica brasileira e um olhar para a pegada neoliberal que vem ganhando, aos poucos, força na cultura brasileira, o presente trabalho procura tecer algumas considerações relativas à articulação entre educação básica e neoliberalismo, pautando-se na formação de professores. Com objetivo de analisar de que forma o neoliberalismo confronta a educação básica e os possíveis efeitos dessa articulação na formação docente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta uma diversidade epistemológica acerca dos temas neoliberalismo e formação de professores, baseada em autores como Ball (2002), Duarte (2020), Franco (2020), Saviani (2020), Silva (2020), Zank e Malanche (2020). Estes autores e suas obras corroboraram com o resultado da discussão levantada neste artigo, cujo estudo leva a crer que uma educação baseada em competências direciona os estudantes a serem mais competitivos e funcionários mais dóceis, neutros, colaborativos e adaptáveis, aptos a aceitarem tudo que lhes é proposto sem questionamentos. Estendendo esse olhar para formação de professores, evidencia-se professores mais fatigados, com formações iniciais diversas, sem uma categoria, desestimulados no ofício da arte de ser professor, fadados aos novos campos mercadológicos como terceirização, uberização e pejotização. Partindo de uma concepção histórico-crítica da educação, estes campos estão surgindo para os professores, com as mudanças na educação básica, e o corpo docente irá ter que se adaptar, promovendo as (de)formações de professores, as quais descaracterizam os princípios da educação. Como método investigativo optou-se por uma abordagem qualitativa, buscando o efeito revisional das leituras feitas para a produção deste trabalho. Estas leituras evidenciam as aflições quanto ao papel do professor frente às mudanças da educação básica brasileira, fazendo a reflexão do real sentido da educação e o preparo para o trabalho docente
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ESTEVÃO, MAICOM ADÃO. A ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E NEOLIBERALISMO PARA A (DE)FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/863875-A-ARTICULACAO-ENTRE-CURRICULO-E-NEOLIBERALISMO-PARA-A-(DE)FORMACAO-DE-PROFESSORES. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes