A GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DAS TEMÁTICAS DO CLIMA E A CULTURA DA REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES NO CURRÍCULO DA ESCOLA

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
A GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DAS TEMÁTICAS DO CLIMA E A CULTURA DA REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES NO CURRÍCULO DA ESCOLA
Autores
  • André Vagner Peron de Morais
  • Rosemy Nascimento
Modalidade
GT 22-Currículo e formação docente no contexto da educação básica
Área temática
Ciências humanas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/850647-a-geografia-o-conhecimento-das-tematicas-do-clima-e-a-cultura-da-reducao-de-riscos-e-desastres-no-curriculo-da-e
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Geografia; Novo Ensino Médio; Clima; Climatologia Geográfica; Geografia do Clima.
Resumo
As mudanças nas normativas da Educação Básica, em especial na etapa do Ensino Médio, promoveram preocupantes alterações no currículo de Geografia. Na etapa final da escola, esse campo científico está classificado como componente curricular na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O atual arranjo curricular da Geografia deixou de mencionar importantes conteúdos e temas dessa área do conhecimento, como o clima e suas temáticas, que são trabalhados na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, disposição essa que pode impactar na organização curricular desses conteúdos, considerando também os currículos de formação docente em Geografia. A ciência Geográfica na cultura escolar transita em áreas das Ciências Humanas e das Ciências da Natureza, com as contribuições de diversos(as) geógrafos(as), não devendo restringir-se a apenas uma delas. Considerando que a Geografia trata sobre a relação da sociedade com a natureza na produção do espaço geográfico e que esse campo científico tem relações epistemológicas com as temáticas do clima, é preciso considerar esse aspecto de modo normativo nos documentos posteriores à implantação do Novo Ensino Médio (NEM). Isso posto, este trabalho expõe um alerta para a revisão da normativa e ressalta a importância desse conhecimento para a cultura de redução de riscos e desastres, uma vez que as mudanças climáticas pautam uma demanda eminente na sociedade. Salienta-se que o presente artigo é parte das reflexões que o autor desenvolve sobre essa temática na pesquisa do doutorado, no Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC). Em vias de ser finalizada, a pesquisa de doutoramento reforça que a Geografia na escola, com embasamentos teóricos e adaptações didáticas da Climatologia Geográfica e/ou da Geografia do Clima, junto com outros campos do conhecimento e com a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), produzem conhecimentos para um papel protagonista na prevenção de riscos e desastres. Para tanto, considera-se como fundamental as diretrizes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais para Educação (Cemaden Educação) e do Programa da Defesa Civil na Escola (PCDE) de Santa Catarina.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAIS, André Vagner Peron de; NASCIMENTO, Rosemy. A GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DAS TEMÁTICAS DO CLIMA E A CULTURA DA REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES NO CURRÍCULO DA ESCOLA.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/850647-A-GEOGRAFIA-O-CONHECIMENTO-DAS-TEMATICAS-DO-CLIMA-E-A-CULTURA-DA-REDUCAO-DE-RISCOS-E-DESASTRES-NO-CURRICULO-DA-E. Acesso em: 01/07/2025

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