FRATURA MANDIBULAR DEVIDO A EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INCLUSOS

Publicado em 20/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0983-6

Título do Trabalho
FRATURA MANDIBULAR DEVIDO A EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INCLUSOS
Autores
  • Adylla Calixto Silva
  • Miguel Américo de Oliveira Filho
  • Igor Cardoso
  • Fabiana Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Cirurgia Oral
Data de Publicação
20/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i_sctb/837609-fratura-mandibular-devido-a-extracao-de-terceiros-molares-inclusos
ISBN
978-65-272-0983-6
Palavras-Chave
Fratura mandibular (Mandibular fracture), Extração de terceiros molares (Third molar extration), Terceiros molares inclusos (Impacted third molars)
Resumo
As fraturas mandibulares relacionadas à extração de terceiros molares inclusos são complicações raras, mas sérias do processo de remoção dentária. O presente trabalho tem como objetivo a avaliação de ocorrência de fraturas mandibulares durante o procedimento de extração de terceiros molares inclusos. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, utilizando periódicos retirados das bases de dados PubMED, SciELO e Lilacs, no período compreendido entre 2010 e 2024. A etiologia da fratura de mandíbula devido a remoção de terceiros molares pode ser decorrente de muitos fatores como: idade, sexo, grau de compactação, o volume relativo do dente na mandíbula, estudos afirmam que dentes classificados como posição C, classe II e classe III segundo Pell & Gregory elevam as chances dessas intercorrências; infecção preexistente ou lesão óssea, incapacidade de manter uma dieta leve no pós operatório imediato, a instrumentação imprópria, forças excessivas sob o osso, mal planejamento cirúrgico e manuseio inadequado dos tecidos envolvidos, sendo também essas causas muito relacionadas a experiência do profissional. A seleção adequada de instrumentos, a aplicação cuidadosa de força e o planejamento meticuloso, incluindo o seccionamento prévio do dente quando apropriado, são medidas cruciais para minimizar os riscos. Quando a fratura de mandíbula ocorre o paciente pode evoluir com complicações como: má oclusões pós trauma, parestesia do nervo alveolar inferior, limitação de abertura bucal e infecções. Este cenário ressalta a importância da experiência e da competência do cirurgião-dentista, bem como da avaliação detalhada de cada caso, para garantir que a extração dos terceiros molares seja realizada com maior segurança para o paciente. No que se refere ao tratamento, o primeiro passo é a estabilização das partes ósseas ao seu devido lugar para uma oclusão funcional, baseando se na redução e fixação óssea. Portanto, o conhecimento aprofundado da anatomia, a habilidade técnica e o julgamento clínico adequado são indispensáveis para prevenir tais complicações mais sérias.
Título do Evento
I Simpósio de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Afya Palmas
Cidade do Evento
Palmas
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Afya Palmas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Adylla Calixto et al.. FRATURA MANDIBULAR DEVIDO A EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INCLUSOS.. In: Anais do Simpósio de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Afya Palmas. Anais...Palmas(TO) Afya Palmas, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i_sctb/837609-FRATURA-MANDIBULAR-DEVIDO-A-EXTRACAO-DE-TERCEIROS-MOLARES-INCLUSOS. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes