CARACTERÍSTICAS DE COR DA XILOGLUCANA EXTRAÍDA DE JATOBÁ (HYMENAE COURBARIL VAR. COURBARIL)

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0388-9

Título do Trabalho
CARACTERÍSTICAS DE COR DA XILOGLUCANA EXTRAÍDA DE JATOBÁ (HYMENAE COURBARIL VAR. COURBARIL)
Autores
  • Felipe Costa de Souza
  • Rafael Pereira Frota
  • David de Sousa Ferreira
  • Lívia Cotrin Rodrigues
  • Rafael Rodrigues da Silva
  • Leiliane Teles César
  • Mirla Dayanny Pinto Farias
Modalidade
RESUMO
Área temática
Bioprospecção de Produtos Naturais e Sintéticos
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-simposio-de-biotecnologia-do-semiarido-383474/769805-caracteristicas-de-cor-da-xiloglucana-extraida-de-jatoba-(hymenae-courbaril-var-courbaril)
ISBN
978-65-272-0388-9
Palavras-Chave
Polissacarídeo; Colorímetro; RGB; Alimentos; Hemicelulose.
Resumo
A xiloglucana é um polissacarídeo presente nas sementes de jatobá, que tem demonstrado diferentes aplicações em áreas como a de alimentos, por ser de fonte natural e renovável, além de está presente no semiárido nordestino. A cor dos ingredientes e aditivos das preparações alimentícias pode interferir na aceitação dos consumidores, por isso é importante entender que cores e impactos visuais a xiloglucana pode dá ao ser adicionada como ingrediente funcional. Portanto o objetivo desta pesquisa foi avaliar as características de cor (utilizando os sistemas de cores RGB e CieL*a*b*) desta hemicelulose para apontar possíveis aplicações sem impactar na coloração. As sementes de jatobá foram adquiridas na cidade de Carnaubal-CE e submetidas à extração e purificação para obtenção da hemicelulose. As imagens do polissacarídeo foram obtidas por smartphone e o processamento da imagem e avaliação do RGB através do programa Image J. Para a obtenção da cor pelo sistema CieL*a*b*, a avaliação se deu pelo colorímetro (Deltacolor). A cor detectada pelo sistema de cores RGB, proposto nesta pesquisa, detectou que a xiloglucana tem pigmentos vermelhos (Red) que encontram-se no padrão de 169 (37,14%), os verdes (Green) com 154 (33,85%) e os azuis (blue) com 132 (29,01%), que convergem para a cor hexadecimal de #a99a84 representada visualmente por um marrom claro dessaturado, aparentemente igual ao identificado a olho nu. Os resultados dos sistemas de cores através do CieL*a*b* apresentam-se com um padrão de luminosidade mais escuro (31,99±0,23), tendenciando para as cores esverdeadas (-0,087±0,008) à amareladas (0,26±0,2). Quando se compara os dois sistemas de cores observa-se que o RGB consegue reproduzir consideravelmente o mesmo padrão de cor visto à olho nu, isso deve ser devido ao sistema CieL*a*b* medir apenas uma parte do espaço e que não é representativa para a maioria de materiais principalmente para heterogêneos (Markovic, et al. Journal of hygienic Engineering and Design, v. 4, n. 1, p. 50-53, 2013). Desta maneira, a coloração indicada pelos sistemas tendência para um marrom claro e que pode ser incorporado principalmente em alimentos com tons pouco escuros, como produtos cárneos.
Título do Evento
I SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DO SEMIÁRIDO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Biotecnologia do Semiárido
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Felipe Costa de et al.. CARACTERÍSTICAS DE COR DA XILOGLUCANA EXTRAÍDA DE JATOBÁ (HYMENAE COURBARIL VAR. COURBARIL).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-simposio-de-biotecnologia-do-semiarido-383474/769805-CARACTERISTICAS-DE-COR-DA-XILOGLUCANA-EXTRAIDA-DE-JATOBA-(HYMENAE-COURBARIL-VAR-COURBARIL). Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes